Instâncias de governança e gestão de TI

A Governança de Tecnologia da Informação (ASPGOVTI) entende-se o conjunto estruturado de mecanismos destinados a permitir à alta administração o planejamento, a direção e o controle da utilização atual e futura da TI, a fim de contribuir para o cumprimento da missão institucional e o alcance dos objetivos estratégicos do TRE/AC.

Os mecanismos de Governança Corporativa de TI estabelecidos no TRE/AC abrangem: as estruturas de tomada de decisão (divisão de competências entre grupos, unidades e papéis organizacionais responsáveis por tomar decisões-chave de TI), processos de alinhamento (conjuntos de atividades necessárias para assegurar o envolvimento de grupos, unidades e papéis organizacionais na avaliação, na direção adequada e no monitoramento do uso efetivo da TIC no TRE/AC) - (disseminação de informações sobre Governança Corporativa de TI).

As estruturas responsáveis pelas decisões-chave de TI no TRE/AC, conforme a Resolução nº 1.755/2018, são o Comitê Setorial de TI (COSET) e o Comitê de Gestor de TIC (CGTIC), além da Comissão de Segurança da Informação (CSI).

O Comitê Setorial (COSET) foi instituído pela Resolução TRE/AC n.º 1.755/2020.

O presente comitê de governança de TI, no âmbito do TRE/AC,  responsabiliza-se, de forma ampla, pelo estabelecimento de estratégias, indicadores e metas institucionais, aprovação de planos de ações, bem como pela orientação das iniciativas e dos investimentos tecnológicos no âmbito institucional.

Ainda é de sua competência definir princípios e diretrizes que orientem a forma de utilização da TI no TRE/AC, os objetivos de TI - bem como deliberar e priorizar planos deles decorrentes-, analisar relatórios de análise de riscos, de níveis de serviço, de capacidade ou de disponibilidade, acompanhar, periodicamente, a execução dos planos e a evolução dos indicadores de desempenho de TI e divulgar aspectos diversos da Governança Corporativa de TI, como princípios, diretrizes, objetivos e planos, e propor diretrizes para o gerenciamento de riscos e controles internos da área de tecnologia da informação e comunicação.

Para deliberações no nível tático-operacional é reunido o Comitê Setorial (COSET), composto pelos membros a seguir, de acordo com a Resolução TRE-AC n. 1.755/2020

I – o Diretor-Geral, a quem cabe presidi-lo;

II – os Secretários;

III – o Coordenador de Gestão de Pessoas;

IV – o Coordenador da Corregedoria Regional Eleitoral;

V – o servidor do Comitê de Priorização do 1º Grau;

VI – o Secretário da EJE.

Atas de Reunião

Reuniões 2024

Reuniões 2023

Reuniões 2022

Reuniões 2021

O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) foi instituído pela Resolução TRE/AC n.º 1.755/2020.

O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) é composto pelo Secretário de TI, bem como pelos Coordenadores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Eleições. Nessa perspectiva, tais membros se reúnem para discutir assuntos relacionados à gestão de TI, sendo responsável pela elaboração de planos táticos e operacionais, análise das demandas, acompanhamento da execução de planos, estabelecimento de indicadores operacionais, e proposição de replanejamentos.

Compete ainda ao CGTIC subsidiar o COSET em todas as suas competências, promover a excelência operacional da TI, o desenvolvimento gerencial e a adoção de instrumentos de acompanhamento de resultados, promover a gestão eficiente e eficaz dos recursos orçamentários destinados à aquisição e à contratação de soluções de TI e decidir sobre aspectos relacionados à arquitetura e infraestrutura de TI.

Em suma, a atuação desse Comitê possibilita o compartilhamento e a disseminação de informações, e, ainda, a correção de eventuais desvios no curso dos projetos e demais atividades dos setores.

Atas de Reuniões