CURSOS DE CRIMES ELEITORAIS, AÇÕES ELEITORAIS CÍVEIS E ILÍCITOS ELEITORAIS E PODER DE POLÍCIA
Nos dias 17, 18 e 19 de julho, e 9 de agosto de 2018, a Escola Judiciária Eleitoral realizou a II Jornada de Direito Eleitoral, na Escola do Poder Judiciário do Tribunal do Estado do Acre, objetivando capacitar juízes, promotores e servidores da Justiça Eleitoral, entre outros interessados, para as Eleições de 2018.
Foram contemplados três cursos, a saber: Crimes Eleitorais, ministrado pelo professor Me. Ronan Rocha, 20 h/a, e credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM, por meio da Portaria n. 159, de 6 de julho de 2018, Ações Eleitorais Cíveis, ministrado pela professora Me. Michelle Pimentel Duarte, 8 h/a, e Ilícitos Civis Eleitorais e Poder de Polícia, sob a docência do PhD Alexandre Freire Pimentel, 8 h/a.
Crimes Eleitorais
Objetivo:
Pretende-se que os participantes, ao final do curso, tenham condições de resolver problemas concretos atinentes ao Direito Penal Eleitoral, com conhecimento das atuais orientações jurisprudenciais e doutrinárias e avaliar a correção técnica de questionamentos e argumentos aduzidos em processos que tenham como objeto a imputação de cometimento de crime(s) eleitoral(is).
Carga Horária: 20 horas-aula.
Público Alcançado: 47 participantes
Ações Eleitorais Cíveis
Objetivo:
Conhecer o fundamento constitucional de AIJE, RCED, AIME. Identificar o núcleo de significado de cada forma de abuso de poder. Identificar inelegibilidades constitucionais. Conhecer o procedimento das ações eleitorais cíveis em interpolação com os dispositivos do CPC/2015. Reconhecer os pontos controvertidos na jurisprudência referente a cada ação eleitoral.
Carga Horária: 8 horas.
Público Alcançado: 56 participantes.
Ilícitos Civis Eleitorais e Poder de Polícia
Objetivo:
Compreender, com domínio razoável, a conduta dos agentes quando da prática dos ilícitos civis eleitorais; Descortinar os limites do Poder de Polícia à luz da norma e jurisprudência dos tribunais eleitorais; Analisar, discutir e resolver situações concretas atinentes aos limites de atuação do juiz eleitoral.
Carga Horária: 8 horas.
Quantidade: 67 participantes.
Crimes Eleitorais
Temas abordados:
Conceito de Crime;
Conceito de Crime Eleitoral, Autoria e participação;
Dimensão subjetiva do tipo;
Teoria do erro;
Determinação Judicial da Pena; e
Crimes em espécie.
Ações Eleitorais Cíveis
Temas abordados:
O substrato constitucional da causa de pedir das ações eleitorais cíveis;
Cabimento das ações eleitorais cíveis;
Cabimento de AIJE de AIME: Abuso de poder, Corrupção, Comparação entre AIJE e Representações por compra de votos e condutas vedadas;
Cabimento de RCED, Inelegibilidades supervenientes, Procedimento segundo a Lei Complementar nº 64/90 e aplicação subsidiária do CPC/2015.
Ilícitos Civis Eleitorais e Poder de Polícia
Temas abordados:
Ilícitos civis eleitorais – com ênfase na conduta: Condutas vedadas (art. 73 da Lei n. 9.504/97);
Corrupção eleitoral. Limites legais e jurisprudenciais ao Poder de Polícia: Poder de Polícia;
Poder de polícia na campanha eleitoral, com ênfase na propaganda eleitoral (de maneira geral);
Poder de polícia no dia da Eleição. Da fiscalização da propaganda na internet: Poder de polícia e fake News;
(im)possibilidade de controle prévio de conteúdos eleitorais;
Meios de supressão de conteúdos eleitorais no Facebook, Google, Twitter, WhatApp, telegrama e outras redes sociais. Definir os limites da atuação do juiz eleitoral.