TRE-AC garante internet estável para zonas eleitorais com tecnologia de ponta
Projeto piloto em Cruzeiro do Sul elimina risco de interrupção dos serviços eleitorais

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) implementou mais uma etapa estratégica no que diz respeito à modernização dos serviços eleitorais com a implantação do projeto de alta disponibilidade de conexão de internet nas zonas eleitorais.
A primeira cidade a receber a novidade foi Cruzeiro do Sul, sede da 4ª Zona Eleitoral e considerada a maior do interior do estado, com grande volume de atendimentos ao eleitorado. Agora, o cartório da cidade conta com uma conexão de internet mais segura, estável e ininterrupta, mesmo em caso de falha no link principal.
A inovação tecnológica consiste na troca automática para um link secundário via Starlink – sistema de internet via satélite – caso o sinal principal apresente problemas. Isso elimina o risco de interrupções nos serviços prestados à população, como alistamento, transferência, regularização do título e outras atividades essenciais ao processo eleitoral.
Segundo o Desembargador Júnior Alberto, o avanço representa uma conquista estratégica da atual gestão, alinhada ao plano de modernização e melhoria dos serviços da Justiça Eleitoral no estado. “Estamos trabalhando para garantir que o eleitor, esteja onde estiver, tenha acesso rápido, seguro e eficiente aos serviços da Justiça Eleitoral. A conectividade ininterrupta é essencial para isso”, afirmou o Presidente do TRE-AC.
Com o sucesso do projeto piloto, a próxima etapa será a elaboração de um cronograma para replicar a solução em todas as demais zonas eleitorais do Acre, levando a mesma qualidade de serviço aos locais mais remotos do estado.
A ação é fruto do trabalho da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal, por meio da Coordenadoria de Infraestrutura, e integra o Plano de Gestão da Presidência.