Acre marca presença no 55º Encontro dos Corregedores Eleitorais

Desembargadora Waldirene Cordeiro assume a 1ª Secretaria do Colégio de Corregedoras e Corregedores do Brasil e reforça representatividade feminina e nortista

Desembargadora Waldirene Cordeiro assume a 1ª Secretaria do Colégio de Corregedoras e Corregedor...

A Justiça Eleitoral do Acre participa do 55º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB), realizado entre os dias 26 e 28 de março, em Foz do Iguaçu (PR). Representam o estado a Vice-Presidente e Corregedora Regional Eleitoral do Acre, Desembargadora Waldirene Cordeiro; a Juíza Auxiliar da Corregedoria, Isabelle Sacramento, e o Coordenador da Corregedoria, Adenilson Pontes.

O evento teve início na quarta-feira (26), com uma programação intensa voltada ao fortalecimento da atuação correicional no país. Entre os temas abordados estiveram a flexibilização da organização das Zonas Eleitorais, terceirização em cartórios eleitorais, práticas cartorárias com o PJe-Zonas Eleitorais e o impacto de documentos fraudulentos nas operações de alistamento eleitoral.

Na quinta-feira (27), a agenda incluiu debates sobre cartas precatórias, desafios institucionais da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral e proposições sobre inovações no acesso ao cadastro eleitoral e evolução de sistemas como SINCO e Pardal.

Já na sexta-feira (28), após a palestra da Corregedora-Geral da Justiça Eleitoral, ministra Maria Isabel Gallotti, e a apresentação de estudos sobre monitoramento processual, foram conhecidos projetos inovadores como o “Censo indígena, quilombolas e comunidades tradicionais” e “Meu Voto, Meu Poder”, da CRE de Rondônia, e o “1º Encontro com os coletivos”, da Bahia. A programação se encerrará, ao final do dia, com a elaboração da Carta de Foz do Iguaçu, consolidando as deliberações do encontro.

28/03/2025

O Acre teve papel de destaque com a nomeação da Desembargadora Waldirene Cordeiro para compor a nova diretoria do CCORELB, assumindo a 1ª Secretaria da entidade.

“Assumir a 1ª Secretaria do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais do Brasil é uma honra que carrego com entusiasmo e senso de responsabilidade, por representar não apenas o meu estado do Acre, com todos os desafios e riquezas que a nossa região amazônica carrega, mas também as mulheres que atuam no sistema de Justiça. A presença feminina nas instâncias de decisão é fundamental para garantir equidade e fortalecer a democracia. O CCORELB é um espaço estratégico, onde discussões se transformam em normativos e diretrizes que impactam diretamente a atuação da Justiça Eleitoral em todo o país, e me coloco à disposição para contribuir com dedicação, escuta e compromisso com os valores que nos unem”, destacou a Desembargadora Waldirene Cordeiro.

O CCORELB

Fundado em 18 de maio de 2000, na cidade de São Luís (MA), o Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil é uma associação nacional sem fins lucrativos reunindo desembargadores e desembargadoras que atuam como corregedorias e corregedores nos Tribunais Regionais Eleitorais, além do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, que é membro nato honorário e presidente de honra do colegiado.

O CCORELB tem como missão o aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral, a uniformização de diretrizes e critérios administrativos, a troca de boas práticas e experiências entre as Corregedorias Regionais, além do estudo e do aprofundamento de temas relacionados à atividade correicional. Também desempenha um papel essencial na interlocução com o Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral para debater desafios e propor soluções que impactam a Justiça Eleitoral em todo o país.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido