Uma gestão voltada ao social: conheça Valentim Maia, novo Diretor-Geral do TRE-AC
Ele afirma que sua gestão será pautada no fortalecimento de projetos sociais alinhados às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

No último dia 7, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) recebeu Francisco Valentim Maia, o novo Diretor-Geral. Com uma trajetória sólida, ele traz consigo experiência adquirida em tribunais de outros estados e um compromisso com a cidadania.
Natural de Santarém, Pará, foi militar durante 13 anos, sendo integrante do Ministério da Aeronáutica. Em 1992, foi aprovado no concurso da Receita Federal, mas logo depois foi convocado para o TRE-PA, onde construiu sua carreira como Coordenador de Controle Interno, Secretário de Orçamento e Secretário de Administração e Orçamento.
No TRE do Pará, foi Diretor-Geral por três gestões e, mesmo após sua aposentadoria em 2018, assumiu o mesmo cargo no TRE do Amapá por mais duas gestões, até ser convidado a integrar a equipe do TRE-AC. Ele encara a novidade com entusiasmo. “Sempre tive vontade de conhecer o estado, que tem uma história tão rica e cultural. Recebi esse convite como uma oportunidade de aprendizado e inovação, tanto no aspecto profissional, quanto pessoal’’, afirma.
Desde sua chegada, o novo Diretor-Geral tem se dedicado a conhecer de perto as equipes e as instalações do Tribunal. Ele já visitou todas as áreas do TRE-AC, incluindo o cartório da capital, e espera, assim que possível, ter a oportunidade de reunir-se com os colegas dos cartórios do interior.
A gestão de pessoas, para ele, é um dos maiores desafios na administração pública, pois envolve motivação, engajamento e a busca por um ambiente de trabalho colaborativo. "Isso não é novidade apenas daqui, acontece em todos os órgãos. Nossa missão é lidar com diferentes pessoas e promover um ambiente de união, sempre alinhado ao objetivo institucional", explica.
No entanto, ele se mostrou entusiasmado com a equipe do TRE-AC e elogiou a estrutura do Tribunal. “Confesso que me surpreendi com a estrutura do prédio, que é muito evoluído, principalmente no aspecto sustentável. Além disso, fiquei animado com os setores voltados para ações sociais e ambientais”, disse.
Outro ponto que despertou seu entusiasmo foi o trabalho social já desenvolvido pelo TRE-AC. O novo Diretor-Geral reforçou que sua gestão também será pautada no fortalecimento de projetos sociais, alinhados às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo ele, a Justiça Eleitoral tem um papel essencial na inclusão social, na valorização da participação política da mulher e no combate à desinformação.
“Nossa expectativa é realizar um trabalho eficiente no curto período de tempo que temos. Estamos iniciando projetos voltados à acessibilidade, inclusão social, sustentabilidade e conscientização política. É fundamental trabalharmos a valorização da participação feminina na política, além de reforçar ações itinerantes para atender comunidades em áreas de difícil acesso. O Tribunal tem um papel essencial nesse processo, principalmente no período anterior às eleições, quando há um espaço maior para conscientização", destaca.
Entre as iniciativas planejadas, Valentim Maia mencionou a importância da educação política dos eleitores, incluindo aqueles que possuem dificuldades de alfabetização. Ele destacou que a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) tem um papel fundamental nesse processo, em parceria com a área de tecnologia da informação, para aproximar o eleitor do funcionamento das urnas eletrônicas e combater a desinformação.
“A Justiça Eleitoral tem um papel essencial na formação do eleitor. Queremos proporcionar oportunidades para que os eleitores conheçam melhor o sistema eleitoral e tenham consciência sobre a importância do voto. A urna eletrônica, por exemplo, é um equipamento seguro, mas o contato da população com ela é esporádico, apenas no momento das eleições. Nossa meta é ampliar essa interação e mostrar sua confiabilidade”
Por fim, Valentim Maia reforçou que a diretoria-geral estará sempre aberta ao diálogo com todos os membros do Tribunal, incluindo juízes, servidores, terceirizados e estagiários, buscando sempre a união e o fortalecimento institucional.
Para ele, a Justiça Eleitoral tem um papel fundamental não apenas na organização das eleições, mas também como agente de transformação social. "A Justiça Eleitoral é eficiente e tem recuperado a confiança da população. Da eleição passada para esta última, houve uma redução significativa da desinformação, o que demonstra que estamos no caminho certo", conclui.
Com esse olhar atento às demandas sociais e ao fortalecimento institucional, Francisco Valentim assume a Diretoria-Geral do TRE-AC com a missão de contribuir para uma gestão dinâmica, inovadora e comprometida com a democracia.