Uma gestão voltada ao social: conheça Valentim Maia, novo Diretor-Geral do TRE-AC

Ele afirma que sua gestão será pautada no fortalecimento de projetos sociais alinhados às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Ele afirma que sua gestão será pautada no fortalecimento de projetos sociais alinhados às diretr...

No último dia 7, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) recebeu Francisco Valentim Maia, o novo Diretor-Geral. Com uma trajetória sólida, ele traz consigo experiência adquirida em tribunais de outros estados e um compromisso com a cidadania.

Natural de Santarém, Pará, foi militar durante 13 anos, sendo integrante do Ministério da Aeronáutica. Em 1992, foi aprovado no concurso da Receita Federal, mas logo depois foi convocado para o TRE-PA, onde construiu sua carreira como Coordenador de Controle Interno, Secretário de Orçamento e Secretário de Administração e Orçamento.

No TRE do Pará, foi Diretor-Geral por três gestões e, mesmo após sua aposentadoria em 2018, assumiu o mesmo cargo no TRE do Amapá por mais duas gestões, até ser convidado a integrar a equipe do TRE-AC. Ele encara a novidade com entusiasmo. “Sempre tive vontade de conhecer o estado, que tem uma história tão rica e cultural. Recebi esse convite como uma oportunidade de aprendizado e inovação, tanto no aspecto profissional, quanto pessoal’’, afirma.

Desde sua chegada, o novo Diretor-Geral tem se dedicado a conhecer de perto as equipes e as instalações do Tribunal. Ele já visitou todas as áreas do TRE-AC, incluindo o cartório da capital, e espera, assim que possível, ter a oportunidade de reunir-se com os colegas dos cartórios do interior.

A gestão de pessoas, para ele, é um dos maiores desafios na administração pública, pois envolve motivação, engajamento e a busca por um ambiente de trabalho colaborativo. "Isso não é novidade apenas daqui, acontece em todos os órgãos. Nossa missão é lidar com diferentes pessoas e promover um ambiente de união, sempre alinhado ao objetivo institucional", explica.

No entanto, ele se mostrou entusiasmado com a equipe do TRE-AC e elogiou a estrutura do Tribunal. “Confesso que me surpreendi com a estrutura do prédio, que é muito evoluído, principalmente no aspecto sustentável. Além disso, fiquei animado com os setores voltados para ações sociais e ambientais”, disse.

Outro ponto que despertou seu entusiasmo foi o trabalho social já desenvolvido pelo TRE-AC. O novo Diretor-Geral reforçou que sua gestão também será pautada no fortalecimento de projetos sociais, alinhados às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo ele, a Justiça Eleitoral tem um papel essencial na inclusão social, na valorização da participação política da mulher e no combate à desinformação.

“Nossa expectativa é realizar um trabalho eficiente no curto período de tempo que temos. Estamos iniciando projetos voltados à acessibilidade, inclusão social, sustentabilidade e conscientização política. É fundamental trabalharmos a valorização da participação feminina na política, além de reforçar ações itinerantes para atender comunidades em áreas de difícil acesso. O Tribunal tem um papel essencial nesse processo, principalmente no período anterior às eleições, quando há um espaço maior para conscientização", destaca.

Entre as iniciativas planejadas, Valentim Maia mencionou a importância da educação política dos eleitores, incluindo aqueles que possuem dificuldades de alfabetização. Ele destacou que a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) tem um papel fundamental nesse processo, em parceria com a área de tecnologia da informação, para aproximar o eleitor do funcionamento das urnas eletrônicas e combater a desinformação.

“A Justiça Eleitoral tem um papel essencial na formação do eleitor. Queremos proporcionar oportunidades para que os eleitores conheçam melhor o sistema eleitoral e tenham consciência sobre a importância do voto. A urna eletrônica, por exemplo, é um equipamento seguro, mas o contato da população com ela é esporádico, apenas no momento das eleições. Nossa meta é ampliar essa interação e mostrar sua confiabilidade”

Por fim, Valentim Maia reforçou que a diretoria-geral estará sempre aberta ao diálogo com todos os membros do Tribunal, incluindo juízes, servidores, terceirizados e estagiários, buscando sempre a união e o fortalecimento institucional.

Para ele, a Justiça Eleitoral tem um papel fundamental não apenas na organização das eleições, mas também como agente de transformação social. "A Justiça Eleitoral é eficiente e tem recuperado a confiança da população. Da eleição passada para esta última, houve uma redução significativa da desinformação, o que demonstra que estamos no caminho certo", conclui.

Com esse olhar atento às demandas sociais e ao fortalecimento institucional, Francisco Valentim assume a Diretoria-Geral do TRE-AC com a missão de contribuir para uma gestão dinâmica, inovadora e comprometida com a democracia.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido