TRE-AC promove ação inédita para emissão de RG a pessoas com TEA nesta sexta, 4
Agendamento é obrigatório pelos números (68) 3212-6249 e 3212-6250. Atendimento será das 8h às 17h, na sede do Tribunal

Como parte da programação do Abril Azul e em mais uma iniciativa comemorativa pelos 50 anos do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), será realizada, na próxima sexta-feira, 4 de abril, uma ação inédita voltada à inclusão social e ao fortalecimento da cidadania. Das 8h às 17h, na sede do Tribunal, crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão emitir gratuitamente as primeiras vias de suas carteiras de identidade.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o TRE-AC e a Polícia Civil do Estado do Acre e tem como objetivo facilitar o acesso à documentação civil básica, passo essencial para a garantia de direitos e a promoção da inclusão social de pessoas com TEA.
Para participar da ação, é necessário agendamento prévio pelos telefones (68) 3212-6249 ou 3212-6250. O atendimento será individualizado e adaptado às necessidades do público-alvo, com o acolhimento necessário para um serviço mais humanizado.
O atendimento será exclusivo para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, e será obrigatória a apresentação de laudo médico que comprove a condição. A emissão do documento exige a apresentação de uma série de documentos, que variam conforme o cidadão tenha ou não CPF.
Documentos necessários:
Cidadão com CPF:
- Certidão de nascimento ou de casamento (original ou cópia autenticada)
- CPF, original e regular junto à Receita Federal
- Comprovante de endereço (original ou cópia simples) ou Declaração de Endereço preenchida no local
- Nome completo do responsável (obrigatório para menores de 18 anos)
- CPF do responsável (obrigatório para menores de 18 anos)
Cidadão sem CPF:
- Certidão de nascimento ou de casamento (original ou cópia autenticada)
- Comprovante de endereço (original ou cópia simples) ou Declaração de Endereço preenchida no local
- Documento de identidade original do responsável (RG, CNH, carteira profissional ou passaporte) – obrigatório para menores de 18 anos
- CPF original do responsável, caso não conste no documento apresentado – obrigatório para menores de 18 anos
A ação reforça o compromisso do TRE-AC com políticas de inclusão e acessibilidade, ao mesmo tempo em que contribui para dar visibilidade às pautas das pessoas com deficiência, em especial as do espectro autista.