Waldirene Cordeiro toma posse como Membra Efetiva, Vice-Presidente e Corregedora Eleitoral do TRE-AC

Desembargadora assume cargo com foco na transparência e eficiência do processo eleitoral, às vésperas das eleições municipais

Desembargadora assume cargo com foco na transparência e eficiência do processo eleitoral, às vés...

Nesta terça-feira, 17 de setembro, a Desembargadora Waldirene Cordeiro tomou posse como Membra Efetiva, Vice-Presidente e Corregedora Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), em uma sessão solene realizada no Plenário do tribunal. A desembargadora assumiu o cargo deixado pelo Desembargador Laudivon Nogueira, que encerrou seu biênio na segunda-feira, 16 de setembro.

Waldirene Cordeiro foi eleita por unanimidade, no Tribunal de Justiça, como Membra Titular da Classe de Desembargador do TRE-AC. Em seu discurso de boas-vindas, o Juiz e Membro da Corte Eleitoral, Leandro Gross, relembrou a atuação anterior da desembargadora no TRE-AC, entre 2015 e 2017, nas mesmas funções. Gross mencionou a responsabilidade de assumir o cargo de Corregedora e fez uma referência à canção "Oração ao Tempo", de Caetano Veloso, destacando a simbologia do tempo e o retorno de Waldirene Cordeiro ao tribunal.

“Eu credito que o Senhor tempo fez um acordo contigo e era o momento de voltar para o TRE na função de Vice-Presidente e Corregedora. Em nome da Corte Eleitoral, desejamos sucesso, o êxito na função de vice-presidente e Corregedora e que o senhor tempo - mais uma vez - brinde com muito sucesso na carreira”, destacou o magistrado.

A Desembargadora, em seu pronunciamento, expressou gratidão a Deus por este momento em sua trajetória profissional. "É com renovada satisfação que retorno a este Tribunal, em tempos que estão a exigir vigilância, zelo e dedicação na defesa intransigente da democracia e do estado de direito democrático", afirmou.

Waldirene Cordeiro também ressaltou a importância da participação feminina em espaços de poder e lembrou o discurso da Ministra Carmen Lúcia, que destacou o papel central das mulheres na defesa e promoção da democracia. "Nós fomos silenciadas", disse a desembargadora, ecoando as palavras de Carmen Lúcia. Waldirene Cordeiro concluiu seu discurso afirmando estar otimista e comprometida com a missão de garantir a legitimidade do processo eleitoral, especialmente com as eleições municipais se aproximando.

“Desembargador Júnior Alberto, tenha em mim um ombro disponível que caminhará com Vossa Excelência, lado a lado, rumo ao cumprimento das funções a nós conferidas. Tenho o firme compromisso de garantir a eficiência, a lisura e transparência do processo eleitoral. Tenho o engajado esforço de manter sempre elevado o reconhecimento nível de excelência desta justiça eleitoral. Encerro reafirmando minha honra de passar a integrar este Tribunal, onde darei o meu melhor. Sigamos sob o comando de Deus. A quem peço que nos guie no exercício do quanto temos para cumprir”, afirmou a Desa. Waldirene Cordeiro.

Reconhecimento à experiência e contribuições

Durante a cerimônia, diversas autoridades destacaram a relevância da experiência e das contribuições de Waldirene Cordeiro para a Justiça Eleitoral. O Procurador-Geral Adjunto – representando o Governo do Acre, Leonardo Rosas, parabenizou a desembargadora, enfatizando que seu retorno ao TRE-AC é uma oportunidade para contribuir ainda mais com a Justiça Eleitoral. Ele reforçou a importância da renovação dos membros da corte e o papel fundamental da Justiça Eleitoral na garantia da democracia por meio do voto.

A Desembargadora Regina Ferrari também expressou seu apoio e desejo de êxito à nova Vice-Presidente e Corregedora Eleitoral. Ela elogiou a chegada de Desa. Waldirene Cordeiro como um reforço importante para o TRE-AC, comprometida com os desafios da Justiça Eleitoral.

O Procurador-Geral de Justiça, Danilo Lovisaro, parabenizou a Desembargadora por assumir mais este importante cargo. “Tenho a plena convicção de que, com sua vasta experiência e dedicação, a senhora desempenhará um papel fundamental no fortalecimento de nossa democracia, onde a Justiça Eleitoral se destaca como uma das principais protagonistas. Acredito que sua atuação renovará os compromissos de eficiência e transparência, elementos cruciais para que o processo eleitoral seja justo e reflita verdadeiramente a vontade do povo”.

Presidente do TRE-AC destaca fortalecimento da Justiça Eleitoral

O Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto, saudou a posse de Waldirene Cordeiro, ressaltando a vasta experiência da nova Corregedora, que já ocupou cargos de gestão, incluindo a presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Acre.

“Sigamos, Desembargadora, juntos e unidos no propósito de continuar trabalhando pelo aprimoramento da Justiça Eleitoral, introduzindo experiências inovadoras que vão melhorar as condições de trabalho de nossos servidores e a qualidade dos serviços colados à disposição da sociedade, atuando fortemente para o fortalecimento da democracia e credibilidade da Justiça Eleitoral”, afirmou o Presidente do TRE-AC.

Coral Cancioneiros da Paz emociona com apresentação especial

A cerimônia de posse foi marcada pela apresentação emocionante do Coral Cancioneiros da Paz, do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), do qual a Desembargadora Waldirene Cordeiro faz parte. O coral, regido pelo maestro Lidson Martins, abrilhantou o evento com um repertório que exaltou o simbolismo da solenidade e prestou uma bela homenagem à nova Corregedora Eleitoral.

Minicurrículo

Waldirene Oliveira da Cruz – Lima Cordeiro é acreana, graduada em Direito pela Universidade Federal do Acre (1991), com pós-graduação em Direito Público (2005) e Mestrado em Direito do Estado (2007).

 

Iniciou sua carreira como advogada privada e advogada de prefeituras municipais. Em 1998, ingressou no Ministério Público do Acre como Promotora de Justiça, sendo promovida à Entrância Especial em 2001. Em 2012, tomou posse como Desembargadora no Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), onde exerceu diversas funções de destaque, como Corregedora-Geral da Justiça e Presidente do Tribunal (2021-2023). Também atuou no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), sendo Vice-Presidente e Corregedora Eleitoral entre 2015-2017.

 

Atualmente, coordena a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), o Núcleo Socioambiental (NUSAP) e o Comitê de Governança de Informação Institucional do TJAC. Além disso, é presidente do Comitê Gestor de Segurança da Informação e Membro do Grupo de Monitoração e Fiscalização Carcerário e Socioeducativo (GMF).

Fotos: Jean Freire

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido