TRE-AC realiza capacitação para auxiliares de juízes que atuarão nas Eleições 2024
O objetivo é prepará-los para garantir que as eleições ocorram de maneira organizada e transparente
Nesta sexta-feira 27, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou a capacitação dos convocados da 1ª e 9ª Zonas Eleitorais para o 1º turno das Eleições Municipais de 2024. O treinamento, realizado no plenário do TRE-AC, teve como objetivo prepará-los para garantir que as eleições ocorram de maneira organizada e transparente.
O Juiz Fábio Farias, da 1ª Zona Eleitoral, iniciou o evento dando boas-vindas a todos, e destacou a importância do papel dos auxiliares de juiz no processo eleitoral. "É uma satisfação estar aqui e fico muito feliz em ver o plenário cheio, o que demonstra o comprometimento de todos. Nosso objetivo é assegurar que as eleições sejam conduzidas de forma democrática, transparente e ordeira", afirmou.
Ele também reforçou que o treinamento tem como objetivo deixar os colaboradores preparados para qualquer eventualidade no dia da eleição, garantindo tranquilidade a todos. "O TRE está fornecendo todo o apoio logístico necessário para que o trabalho seja desempenhado da melhor forma possível", disse ele.
Rosana Magalhães, Diretora-Geral do TRE-AC, conduziu a capacitação, detalhando as atribuições dos auxiliares de juiz, oferecendo dicas sobre como organizar as seções eleitorais e mencionando demais aspectos técnicos e logísticos. Ela explicou o modelo de organização das seções, incluindo a disposição dos cartazes informativos que devem ser colocados, e ressaltou a importância de que todos estejam prontos para iniciar os trabalhos às 5h da manhã, no dia da votação. Além disso, orientou sobre o fluxo de eleitores e as melhores práticas para garantir um processo tranquilo.
Experiência de quem colabora
Entre os convocados para atuar como auxiliar de juiz está Auremira Fernandes, de 65 anos, advogada e servidora pública federal aposentada, que colabora com a Justiça Eleitoral desde os 18 anos. "Sempre fui mesária, mas, nos últimos três pleitos, fui convocada como auxiliar de juiz. Cada eleição é diferente, especialmente com as constantes mudanças na legislação eleitoral", explicou Auremira, que vê na evolução tecnológica, como a transição da cédula de papel para o sistema digital, um grande avanço, principalmente para facilitar a participação de eleitores com deficiência.
"Agora, neste pleito, teremos apenas dois votos, o que vai tornar o processo mais simples", destacou ela. Para Auremira, o treinamento é essencial para garantir que as eleições sejam conduzidas de forma justa e eficaz: "É indispensável que os colaboradores estejam preparados, para que tenhamos um pleito justo, palpável e com êxito, isso é fundamental para o sucesso das eleições", disse a colaboradora voluntária.
Texto: Ana Campos
Supervisão: Daniele Carlos (Assessora de Comunicação)