TRE-AC: Missão de Observação Eleitoral reforça compromisso com a transparência nas eleições
Desembargador Júnior Alberto acompanha a Defensora Pública Fenícia Mota em cerimônia de carga e lacre das urnas, destacando a importância do acompanhamento independente do processo eleitoral
Nesta sexta-feira, 27, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Desembargador Júnior Alberto, recebeu a visita da Presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Acre (ADPACRE), Fenícia Mota. A ocasião marcou a participação da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) para a Missão de Observação Eleitoral (MOE), reafirmando o compromisso das defensoras e defensores públicos com a transparência e integridade do pleito.
Durante a visita, o Desembargador Júnior Alberto acompanhou Fenícia Mota na cerimônia de carga e lacre das urnas das 1ª e 9ª Zonas Eleitorais. Esse procedimento é fundamental para garantir a segurança e inviolabilidade das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais.
A presença da Defensora Pública, Fenícia Mota, reforça o papel das Missões de Observação Eleitoral (MOE), que têm como objetivo acompanhar e avaliar o processo eleitoral de forma independente, contribuindo para o aprimoramento da democracia. “A atuação da Associação de Defensoras e Defensores Públicos é essencial para garantir a lisura e transparência do processo eleitoral, reforçando a confiança no sistema de votação”, destacou o Desembargador Júnior Alberto.
Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Acre (ADPACRE), por meio da sua presidente, reforçou o compromisso da categoria em atuar de forma coordenada e independente, colaborando com a Justiça Eleitoral para assegurar um pleito justo e transparente. A iniciativa faz parte das atividades que serão desenvolvidas no âmbito da Missão de Observação Eleitoral da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), que está credenciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para atuar em 19 estados brasileiros durante as eleições de 2024.
Fenícia Mota ressaltou a importância dessa parceria com o TRE-AC: "A observação eleitoral é uma ferramenta de fortalecimento da democracia e da confiança no processo eleitoral. Estamos aqui para contribuir e garantir que tudo ocorra da forma mais transparente possível”, disse.