Transparência nas eleições: TRE-AC prepara profissionais para auditoria das urnas

Teste de Integridade assegura que votos inseridos nas urnas eletrônicas correspondem aos registrados em cédulas

Teste de Integridade assegura que votos inseridos nas urnas eletrônicas correspondem aos registr...

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) promoveu na manhã desta terça-feira, 17, o treinamento para os profissionais que atuarão no Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas durante as Eleições 2024. O evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Acre (OAB/AC), e contou com a participação, em sua maioria, de servidores públicos.

Cristiane Firmino, servidora da Justiça Eleitoral, conduziu a apresentação detalhando a dinâmica do teste de integridade. Ela destacou aspectos importantes como as escalas de trabalho, pausas, intervalos, a distribuição dos crachás, e a concessão de auxílio-alimentação. Cristiane também reforçou a necessidade de os participantes chegarem cedo para garantir o início da votação às 6h da manhã. Um vídeo foi exibido para explicar o objetivo do teste de integridade, que será aplicado nas eleições.

“O objetivo principal do Teste de Integridade é demonstrar a confiabilidade das urnas eletrônicas, permitindo que, por meio de uma votação pública, possamos verificar que os votos inseridos na urna correspondem exatamente àqueles registrados nas cédulas de papel”, afirmou Firmino.

O Teste de Integridade é uma prática recorrente nas eleições brasileiras e faz parte de uma série de medidas de auditoria implementadas para garantir a transparência do processo eleitoral. O presidente da Comissão de Auditoria, Robson Ribeiro Aleixo, reforçou a importância do procedimento para a legitimação das eleições.

“A realização do Teste de Integridade assegura que os votos registrados nas urnas eletrônicas são, de fato, os votos dos eleitores. As eleições brasileiras são auditadas em vários momentos do processo, o que garante o perfeito funcionamento dos equipamentos”, explicou Aleixo.

O que é o Teste de Integridade?

O Teste de Integridade é uma auditoria pública que comprova o correto funcionamento das urnas eletrônicas usadas nas eleições. O objetivo do teste é confirmar que as urnas registram fielmente todos os votos digitados. Na véspera da votação, em um evento público, são selecionadas algumas urnas já preparadas para o pleito, que passarão pela auditoria. Essas urnas podem ser escolhidas pelas entidades fiscalizadoras ou sorteadas. Posteriormente, elas são armazenadas em local lacrado e, no mesmo dia e horário da votação oficial, passam pelo processo de auditoria.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido