Servidores do TRE do Acre visitam Fórum Criminal para conhecer o Sistema Visit
Equipe do Acre foi recebida no Fórum Criminal da Capital paraibana
Uma equipe de servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) esteve, na última terça-feira (19), no Fórum Criminal da Comarca da Capital para conhecer o funcionamento do Sistema Visit, que é a ferramenta do projeto Acesso Seguro. O mecanismo, instalado em diversas unidades judiciárias do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), controla o ingresso e permanência de pessoas nas dependências dos prédios do Judiciário estadual.
A visita técnica foi conduzida pelo coordenador do Projeto Acesso Seguro, Jardel Rufino Sá, e contou com a participação do diretor do Fórum Criminal, juiz Geraldo Emílio Porto e do gerente da unidade judiciária, Brunno Lins, além do coordenador de Segurança do Fórum, coronel Josélio César de Oliveira.
O magistrado ressaltou a importância do Projeto Acesso Seguro, e os resultados positivos que têm sido verificados no funcionamento do sistema no Fórum Criminal. “A visita de integrantes do TRE do Acre para conhecerem o funcionamento do Sistema Visit demonstra a importância e o sucesso dessa ferramenta. Boas práticas, especialmente, quando proporcionam segurança aos magistrados, servidores e usuários que adentram aos prédios da Justiça, devem ser replicadas”, realçou o juiz Geraldo Porto.
O coronel da Polícia Militar do Acre, Glayson Jean Moreno Dantas, assessor de Inteligência e Segurança Institucional e Polícia Judicial do TRE-AC, elogiou a eficiência do Sistema Visit. "Essa visita ao Tribunal de Justiça da Paraíba foi uma experiência extremamente enriquecedora. Tivemos a oportunidade de conhecer de perto o Sistema de Controle de Acesso, o Visit, e ficamos impressionados com a eficiência e a inovação das práticas implementadas pelo Tribunal. Esse sistema é, sem dúvida, um modelo de segurança e modernidade que merece ser destacado”, afirmou.
Já o coordenador do projeto, Jardel Rufino, pontuou que a visualização in loco do funcionamento de um sistema de controle de acesso é essencial porque proporciona uma compreensão prática e direta de como o sistema opera em ambiente real. “O treinamento prático do software Visit e dos procedimentos de segurança utilizados no projeto Acesso Seguro permitem uma avaliação mais precisa e um melhor entendimento de seu funcionamento no cotidiano, facilitando a resolução de problemas e ajustes quando necessários”, enfatizou.
Por sua vez, o gerente do Fórum Criminal, Brunno Lins, reforçou a relevância e o êxito do funcionamento do Sistema Visit no Fórum. “Desde que foi instalado, o Acesso Seguro possibilitou que pudéssemos ter um maior controle de quem entra e sai, mesmo porque esta ferramenta tem um grande potencial de eficácia, o que foi percebido pelos colegas do TRE do Acre”, disse.
Além do assessor de Inteligência e Segurança Institucional e Polícia Judicial do TRE-AC, Cel. Glayson Jean Moreno Dantas, integraram a equipe do TRE do Acre, o assessor Jurídico e técnico de Informática da Presidência, Josafa da Costa Mendonça, e o técnico de Informática, Silvio Forasteiro Frazão.
Matéria produzida e publicada pelo TJPB