Mês da Consciência Negra: Ação do TRE-AC aborda diferença entre raça, cor e etnia
Campanha visa conscientizar e incentivar uma sociedade mais empática e informada
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) continua sua série de ações educativas voltadas para o fortalecimento da consciência negra, e hoje traz um tema de grande relevância para o entendimento e respeito à diversidade: a diferença entre raça, cor e etnia. A campanha, intitulada como Caminhos da Consciência, busca promover a reflexão e o respeito à diversidade, a iniciativa visa conscientizar sobre a importância da luta contra o racismo e a valorização da cultura afrodescendente, além de educar sobre práticas antirracistas e o papel de figuras históricas negras.
Na postagem do instagram desta quarta-feira, 13, o TRE-AC destacou que o entendimento sobre o que são raça, cor e etnia é essencial para a criação de um ambiente mais inclusivo, onde a diversidade é valorizada e respeitada.
Para desmistificar esses termos, a postagem explica que raça é um conceito socialmente construído que está associado a características físicas, como o formato dos olhos, o cabelo e a cor da pele. A campanha também ressalta que essa ideia de raça é historicamente utilizada para categorizar e, infelizmente, discriminar pessoas – um estigma que a sociedade precisa combater.
A cor é outro ponto abordado na campanha. Ela se refere unicamente à tonalidade da pele e representa uma das muitas características que tornam cada indivíduo único. No entanto, o uso inadequado desse termo, desconsiderando o contexto social e histórico, pode levar a interpretações equivocadas.
Já etnia vai muito além da aparência física, abrangendo um conjunto de pessoas que compartilham uma cultura, língua, tradições e uma história comum. A etnia representa uma identidade profunda e cultural, que une pessoas por meio de valores, costumes e uma visão de mundo específica.
O TRE-AC acredita que a conscientização sobre esses conceitos é fundamental para fortalecer uma sociedade justa, na qual as pessoas respeitem e celebrem a diversidade. A campanha está sendo difundida nas redes sociais do tribunal e inclui vídeos, posts explicativos e reflexões que incentivam o público a adotar uma postura empática e respeitosa.
Para acompanhar mais sobre a campanha, acesse o Instagram do TRE-AC e participe dessa importante reflexão.