Justiça Eleitoral do Acre participa da 1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário
Evento foi realizado nos dias 23 e 24 de outubro, em Brasília
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), representado pela Juíza Auxiliar da Presidência, Louise Santana, e pela representante da Assistência de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão (ASSAI), Renata Colaça, participou da 1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos dias 3 e 24 de outubro, foi marcado pela assinatura do Pacto Nacional do Poder Judiciário pela Sustentabilidade.
A conferência, que reuniu representantes de diversas esferas judiciais e promoveu o lançamento da campanha “Sustentabilidade. O futuro a gente faz agora”, contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, que oficializou o pacto, destacando o compromisso das instituições judiciais brasileiras com a sustentabilidade. A campanha visa fortalecer a atuação do Poder Judiciário nos três pilares do ESG (Environmental, Social, and Governance), que abrangem as áreas ambiental, social e de governança.
Para a Juíza Louise Santana, o encontro foi uma oportunidade única de trocar experiências e discutir as melhores práticas sustentáveis aplicadas ao setor judiciário global.
“Participar da 1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário foi uma oportunidade enriquecedora para acompanharmos as discussões globais sobre sustentabilidade e trocarmos boas práticas com outros Tribunais. Esse evento nos mostrou o quanto podemos avançar em ações concretas, como o aprimoramento da gestão socioambiental e a adoção de práticas mais sustentáveis na instituição. Manifestamos interesse em aderir ao Pacto do Poder Judiciário pela Sustentabilidade. Isso reforçará nosso compromisso com medidas importantes, como a eliminação eficiente de resíduos sólidos, compras sustentáveis e a redução de emissões de carbono, entre outras frentes que fortalecem nossa responsabilidade com o meio ambiente e com a sociedade”, afirmou a Juíza Auxiliar da presidência do TRE-AC.