Escola Judiciária Eleitoral encerra atividades de 2024 com evento no TRE-AC
Evento celebra conquistas do ano e apresenta planos de expansão
A Escola Judiciária Eleitoral do Acre (EJE/AC) realizou, na manhã desta sexta-feira (29), o evento de encerramento de suas atividades de 2024. A solenidade, que aconteceu no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), reuniu magistrados, servidores, parceiros institucionais, estudantes e convidados, celebrando as conquistas do ano e apontando novos rumos. O evento teve início com a entoação do Hino Acreano, seguida por uma apresentação do Coral da Assembleia Legislativa do Acre, que trouxe emoção ao momento.
Jean Flores, Secretário de Justiça e Ensino, representando o Secretário de Educação e Cultura do Acre (SEE), destacou a parceria entre a EJE e a Secretaria de Educação e ressaltou a educação como ferramenta transformadora. “Somente por meio da educação podemos transformar o mundo em que vivemos. Ela é o instrumento de transformação de todo e qualquer cidadão, por isso aproveitem a oportunidade, estudem que com certeza vocês irão realizar aquilo que vocês estão sonhando”, afirmou.
O Diretor da EJE, Leandro Leri Gross, destacou a parceria com a Secretaria de Educação, que tem permitido o trabalho junto aos estudantes em temas como democracia, voto e cidadania. Ele também anunciou os planos de interiorização das ações da EJE a partir de 2025. “Queremos chegar aos alunos de Manoel Urbano, de Jordão, de Marechal Thaumaturgo. É indispensável a gente ter essa abrangência da fala. Nós não podemos ficar falando só aqui em Rio Branco”, enfatizou.
O Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto, em seu discurso, agradeceu a presença de todos e reforçou o papel da educação como transformação. “A educação molda nossos caráteres e nos prepara para o futuro. Acreditem no estudo porque é um longo caminho a ser percorrido. O poder transformador do estudo abre todas as portas e é um patrimônio”, afirmou.
A programação contou com um jogo de perguntas e respostas, que proporcionou um momento descontraído e divertido, onde os alunos puderam participar ativamente e concorreram a brindes.
Aiêza Bandeira, representando a Comissão de Memória e a EJE, destacou o papel da memória na construção da cidadania e apresentou o projeto Amigo da Memória, convidando a todos a contribuir com materiais históricos como jornais, fotografias e títulos antigos. “Isso vai ficar guardado com todo o regramento jurídico que é necessário e vai ficar preservado para a história dos nossos filhos, dos nossos netos. Vocês estão convidados para participar dessa corrente de doação e tudo será muito bem-vindo” disse.
A chefe da Divisão de Direitos Humanos da SEE, Irizane Vieira, trouxe reflexões sobre educação e direitos humanos, destacando a importância do respeito à diversidade e da luta constante pela valorização da democracia. “Nem sempre nós temos a visão do todo, nós temos a visão parcial. E é por isso que o conhecimento vai nos abrir a mente para entender que nem sempre nossa opinião ou a nossa fala está 100% correta. E reconhecer isso é nobre. Reconhecer isso é humano e cidadão também”, enfatizou.
Para encerrar o evento, a Vice-Diretora da Escola de Judiciária Eleitoral do Acre e Juíza Substituta da corte, Kelley Oliveira, agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância da parceria entre as instituições. “Esse trabalho que a gente faz traz essa liberdade, conhecimento, aprendizado, porque realmente a educação ela liberta, mas a gente precisa enfrentar muitas barreiras, porque nem sempre a gente tem as portas abertas para a educação, mas a educação é essencial para a formação de cidadãos, mas para a formação de pessoas e por isso ela é tão importante e relevante”, afirmou.
Em seguida, em homenagem e agradecimento pela importante parceria, a juíza Kelley realizou a entrega de certificados para o Assessor Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Emerson Silva e para a chefe da Divisão de Direitos Humanos da SEE, Irizane Vieira.