Desembargador Júnior Alberto participa do 86º Coptrel
Evento discutiu desafios e inovações para o fortalecimento da Justiça Eleitoral
O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Desembargador Júnior Alberto, participou da 86ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), realizado nos dias 21 e 22 de novembro, em João Pessoa, Paraíba. O encontro reuniu autoridades, Presidentes, Diretoras e Diretores-Gerais, além de Assessores de Comunicação dos TREs de todo o Brasil.
A abertura do evento ocorreu na sede do TRE-PB e foi conduzida pela Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, e pelo Presidente do Coptrel e do TRE-SP, Desembargador Silmar Fernandes. Na ocasião, a anfitriã ressaltou a importância do Coptrel como espaço de cooperação entre os tribunais eleitorais.
“O sucesso das Eleições 2024 é fruto direto dessa colaboração constante entre nossos tribunais. Nossa responsabilidade é imensa, pois dependemos de uma ampla rede de servidores, mesários, juízes e colaboradores que tornam possível a engrenagem da Justiça Eleitoral em um país continental como o nosso”, afirmou a Desembargadora Agamenilde Dantas.
Debates e inovações em pauta
Durante o encontro, temas relevantes para o fortalecimento da Justiça Eleitoral foram debatidos. A reunião de Diretores-Gerais da Justiça Eleitoral abriu a programação na quinta-feira (21), enquanto a sexta-feira (22) foi marcada por uma série de discussões entre os presidentes dos tribunais.
A programação incluiu a palestra do professor Diogo Rais, intitulada “Entre a inteligência artificial e a desinteligência”. Rais abordou os desafios que a inteligência artificial e o volume crescente de informações representam para a Justiça Eleitoral, especialmente em relação às próximas eleições. “A cada minuto, são 500 horas de vídeo carregadas no YouTube. É humanamente impossível consumir todo o conteúdo disponível na internet, o que reforça a complexidade das próximas eleições”, explicou.
Outro destaque foi a discussão sobre a implementação do Juiz das Garantias nas Eleições Municipais de 2024. O Desembargador Júnior Alberto compartilhou a experiência do Acre nesse contexto. “Conseguimos desempenhar um papel fundamental no acompanhamento da fase de investigação criminal com a implementação do Juiz das Garantias. Com o aprimoramento do Processo Judicial Eletrônico (PJe), avançaremos ainda mais,” destacou o presidente do TRE-AC.
Sobre o Coptrel
Criado em 1995, o Coptrel é uma entidade nacional que promove o intercâmbio de experiências e busca soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral. Presidido pelo Desembargador Silmar Fernandes, o colegiado desempenha um papel crucial no fortalecimento da democracia no Brasil.
O 86º Coptrel reafirmou seu compromisso com a modernização e o aperfeiçoamento contínuo do processo eleitoral brasileiro, em um momento de transformações tecnológicas e sociais.
Foto: Orso Lemos