Autodeclaração no Cadastro Eleitoral: Um passo para uma democracia mais representativa
A autodeclaração de raça e etnia é um ato de cidadania que amplia a representatividade e dá voz à diversidade

No mês de novembro, marcado pela reflexão sobre a Consciência Negra, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) promove a campanha “Caminhos da Consciência”, destacando a importância de ações que reforcem a inclusão social e a igualdade no processo democrático. Uma dessas ações é o incentivo para que eleitoras e eleitores atualizem suas informações no cadastro eleitoral, incluindo a autodeclaração de raça e etnia.
A autodeclaração, além de um direito, é um gesto de cidadania que contribui diretamente para o fortalecimento da representatividade nos espaços políticos e institucionais. Ao informar sua identidade racial e étnica no cadastro, cada eleitora e eleitor ajuda a Justiça Eleitoral a entender melhor o perfil da população votante e, consequentemente, a fomentar políticas públicas mais alinhadas às realidades e necessidades de diferentes grupos sociais.
O processo é simples e pode ser feito a qualquer momento, durante a atualização de dados no cadastro eleitoral, via autoatendimento do eleitor, no Portal da Justiça Eleitoral; comparecer ao cartório eleitoral mais próximo ou pelo aplicativo e-Título.
Dados precisos ajudam a traçar diagnósticos sociais e possibilitam ações afirmativas que promovem maior equidade na sociedade. Além disso, servem como base para iniciativas que incentivam a participação política de pessoas negras, indígenas e de outras etnias historicamente sub-representadas.
No contexto da campanha “Caminhos da Consciência”, que celebra figuras históricas e práticas antirracistas, o TRE-AC reforça a importância da autodeclaração como um passo concreto na promoção de justiça social e no combate às desigualdades.
Este novembro, mais do que nunca, é um convite à reafirmação da identidade e ao fortalecimento do compromisso com uma sociedade mais justa e inclusiva. Faça sua autodeclaração no cadastro eleitoral e contribua para que a democracia seja, de fato, representativa de todos os brasileiros e brasileiras.
Para mais informações, acesse o site do TRE-AC ou entre em contato pelo canal 148.