TRE-AC realiza capacitação para registro de candidaturas
Treinamento marca fase importante do processo eleitoral

Com o objetivo de auxiliar o uso dos sistemas de registro de candidatura, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), realiza de hoje – quarta-feira, 26, até dia 28 de junho, o curso de capacitação dos sistemas CAND/CANDEX, destinado aos chefes de cartório do Estado e servidores da Secretaria do tribunal. A abertura do evento foi realizada pelo Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto, que destacou a importância desta fase no processo eleitoral.
Em seu discurso, o magistrado disse que o treinamento é fundamental para o recebimento e processamento das documentações necessárias para o registro de candidaturas. “A importância desse evento é a capacitação de vocês, que vão estar na linha de frente, recebendo a documentação para formar o processo de registro de candidatura. Peço que tirem todas as dúvidas, pois é uma responsabilidade muito grande”, enfatizou.
Ele também abordou os desafios enfrentados pela Justiça Eleitoral nos últimos anos, que vem sendo bombardeada por questionamentos e mencionou a importância de manter a credibilidade. “Nós, como integrantes da Justiça Eleitoral, devemos estar atentos para evitar falhas e qualquer situação que possa tirar a credibilidade. Desempenhamos um papel importante para a consolidação da democracia, alternância de poder e escolha dos candidatos. A credibilidade, o compromisso com a ética e a preocupação com o interesse público são situações que devem sempre nortear a nossa atuação”, completou.
Verônica Costa, Secretária Judiciária do TRE-AC, acrescenta que o treinamento tem como objetivo preparar os servidores para a análise dos pedidos de registro de candidatura. “O objetivo desse treinamento é deixar os servidores preparados para atuar no recebimento dos pedidos de registro, que se transformam em processos analisados pelo juiz. Ao final, será dada a sentença que definirá quem será ou não candidato, dependendo da documentação apresentada”, explicou.
Ainda de acordo com Verônica, os processos podem ser deferidos ou indeferidos, e, em caso de indeferimento, o candidato pode recorrer ao tribunal. “O objetivo principal é capacitar todos os servidores dos cartórios e do tribunal para atuar nessa análise dos pedidos de candidatura, e a partir da sentença, as urnas serão alimentadas com os candidatos que irão participar do pleito”, finalizou.
O sistema CAND/CANDEX é utilizado para registro de candidatura para partidos políticos. O treinamento apresenta orientações gerais, questões relacionadas às convenções partidárias, utilização do sistema CANDEX para preenchimento e envio dos pedidos de registro, e o processamento desses pedidos na Justiça Eleitoral.
Texto: Ana Campos
Foto: ASCOM
Supervisora: Daniele Carlos (Assessora de Comunicação)