TRE-AC realiza campanha de orientação sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher
O objetivo é fornecer ferramentas efetivas para a proteção das mulheres
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) não tem medido esforços para discutir e combater à violência doméstica e familiar contra a mulher. Exemplo disto é a campanha de orientação e prevenção, iniciada no mês de julho, voltada para magistradas e servidoras.
Ao longo do mês, diversas ações foram desenvolvidas para conscientizar e orientar as participantes. Um dos momentos mais significativos foi a roda de conversa realizada no dia 19 de julho, quando ocorreu o lançamento da política de prevenção. O evento contou com a presença de servidoras e colaboradoras, oferecendo orientações detalhadas sobre os canais de denúncia disponíveis. No mesmo dia, uma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Acre permitiu a realização de um evento específico para magistradas, fortalecendo ainda mais a rede de apoio e segurança dentro do Judiciário acreano.
Para garantir que as informações alcançassem o maior número de pessoas possível, a campanha incluiu a distribuição de cards informativos através de canais internos, como e-mails e grupos de WhatsApp. Esses materiais continham orientações claras sobre como proceder em casos de violência e os principais canais de denúncia.
Para a Juíza-Auxiliar da Presidência do TRE-AC a violência doméstica e familiar é uma questão que afeta profundamente a sociedade e o Tribunal não pode ficar à margem desta discussão. “Temos empenhado esforços não apenas para sensibilizar, mas também capacitar nossas servidoras e magistradas a reconhecerem e enfrentarem qualquer forma de violência. Desenvolvemos campanha, temos protocolo de prevenção e combate à violência doméstica e canais de denúncias. Tudo isso com o objetivo de fornecer ferramentas efetivas para a proteção das mulheres. Juntas, estamos construindo um ambiente de trabalho mais seguro e justo, onde cada mulher pode desempenhar suas funções com dignidade e respeito”, afirmou Louise Santana.
Segundo o Presidente do TRE-AC, a violência contra a mulher é uma realidade que precisa ser combatida de forma incisiva e contínua. "Nosso esforço e compromisso é criar um ambiente de trabalho seguro e acolhedor, onde todas as nossas servidoras e magistradas sintam-se protegidas e respaldadas. A informação e a conscientização são nossas maiores aliadas neste enfrentamento, e é por isso que reforçamos a importância de ações contínuas e integradas”, destacou o Desembargador Júnior Alberto.
A campanha do TRE-AC reflete um compromisso firme com a segurança e o bem-estar de suas servidoras e magistradas, destacando a importância de ações contínuas de conscientização e apoio para enfrentar a violência doméstica e familiar.