Ministra Cármen Lúcia participa de reunião sobre preparação das Eleições Municipais no Acre

Desembargador Júnior Alberto enfatiza esforços para garantir a realização de um pleito eleitoral seguro e transparente

Desembargador Júnior Alberto enfatiza esforços para garantir a realização de um pleito eleitoral...

Nesta sexta-feira, 26, a Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministra Cármen Lúcia, participou de uma reunião híbrida com o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Desembargador Júnior Alberto, e com juízes eleitorais e chefes de cartórios para discutir a preparação das eleições municipais.

A reunião contou com a presença das Juízas Auxiliares da Ministra Cármen Lúcia no TSE e STF, Andréa Medeiros e Maria Rosinete dos Reis, respectivamente; dos Membros da Corte, Felipe Souza e Luzia Farias; da Juíza Auxiliar da Corregedoria Eleitoral, Thais Khalil; da Juíza da 1ª Zona Eleitoral, Shirlei Hage; da Diretora-Geral, Rosana Magalhães; e de secretários do TRE. Os demais juízes eleitorais e chefes de cartórios dos municípios acreanos participaram virtualmente.

O Desembargador Júnior Alberto deu as boas-vindas à Ministra Cármen Lúcia, agradecendo a sua disponibilidade para se reunir com os juízes eleitorais e chefes de cartórios do Acre. Ele afirmou que o Tribunal não está medindo esforços para realizar uma eleição limpa, segura e transparente. “Recentemente, visitei todos os municípios que são sede de zona eleitoral para tratar sobre a segurança e logística do processo eleitoral. Além disso, estamos finalizando as últimas contratações de todo o aparato necessário para a realização do pleito”, destacou o Presidente do TRE-AC.

A presidente do TSE destacou que as eleições municipais marcarão um reencontro da sociedade brasileira com a democracia. “No pleito eleitoral de 2020 estávamos separados por um vírus – a pandemia. Em 2022, as pessoas se separaram por meio do discurso do ódio. E, nestas eleições, queremos que seja um reencontro em que os eleitores possam, com tranquilidade e segurança, exercer o direito ao voto”, disse Cármen Lúcia.

A Ministra ressaltou o momento difícil que a sociedade está vivendo, marcado por muitos ódios e inverdades, e o domínio das tecnologias e do universo digital. Ela avaliou que, nesse cenário, a responsabilidade da Justiça Eleitoral é ainda maior, para “garantir ao eleitor a liberdade de ir votar e a certeza de que o voto dele será registrado, o que foi registrado será apurado, o resultado será proclamado e o vencedor será empossado”.

Na oportunidade, a Presidente do TSE fez questão de registrar que faltam pouco mais de 70 dias para o 1º turno das eleições e que serão dias de muito trabalho. “Teremos um período muito intenso e desafiador pela frente, com todas as novidades de uma eleição por redes sociais, inteligência artificial, tecnologias inovadoras podem nos trazer. Mas, nós estamos preparados para entregar – aos mais de 155 milhões de brasileiros – uma eleição segura e transparente – o que é a marca da Justiça Eleitoral”, garantiu.

Ao encerrar a reunião, a Ministra Cármen Lúcia elogiou a qualificação dos servidores. “A cada servidor da Justiça Eleitoral brasileira e, neste caso, acreana, muito obrigada por essa colaboração e que tenham certeza haverá de ser sempre lembrada como o principal garantidor deste processo democrático eleitoral”, finalizou.

A reunião sublinhou o compromisso da Justiça Eleitoral em garantir um processo eleitoral justo e transparente, reafirmando a confiança da sociedade na democracia brasileira.

 

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido