Acre marca presença no 53º Encontro de Corregedores Eleitorais

Juíza-Auxiliar da Corregedoria do TRE-AC, Thais Khalil, representou o Estado

Juíza-Auxiliar da Corregedoria do TRE-AC, Thais Khalil, representou o Estado

No período de 24 a 26 de janeiro, foi realizada a 53ª edição do Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB). O evento foi realizado pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Nos dias 24 e 25, a programação foi dedicada a reuniões técnicas internas e na sexta-feira (26) ocorreram as deliberações das corregedoras e corregedores eleitorais.

A abertura contou com as presenças do corregedor e presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil, desembargador Fernando Wolff Bodziak, da vice-presidente e corregedora do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, entre outras autoridades, além de representantes das Corregedorias Regionais Eleitorais de todo o Brasil e servidores dos TREs.

A Juíza-Auxiliar da Corregedoria do TRE-AC, Thais Khalil, representou o Acre, juntamente com os servidores da Corregedoria, Adenilson Pontes (Coordenador), João Godoy (Seção de Cadastro Eleitoral) e Daniele Carlos (Assessora de Comunicação).

O presidente do Colégio e corregedor, desembargador Fernando Wolff Bodziak, ressaltou que o encontro é fundamental na busca pela excelência na prestação dos serviços eleitorais. “É uma imensa satisfação declarar aberto mais um evento, quero fazer um agradecimento a todas e todos, pelo modo de atuação comprometido no dia a dia. Este encontro promove o compartilhamento de ideias e momentos de congraçamento e integração entre as equipes, fatores que agregam e fortalecem o Colégio de Corregedores e toda a Justiça Eleitoral. Nosso objetivo é aprimorar os serviços prestados às eleitoras e eleitores. Que possamos encerrar este evento maiores e melhores do que iniciamos”.

Para a corregedora regional eleitoral de Mato Grosso, o evento possui um significado ainda mais especial por se tratar de ano eleitoral. “Quando o encontro do CCORELB ocorre em ano eleitoral, tem uma implicação maior, porque as políticas que saem daqui, as indicações que são feitas tanto para servidoras, servidores, quanto para juízas e juízes eleitorais, e a alta administração do TRE, concretizam a replicação das políticas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e das resoluções eleitorais. Então, tudo o que se praticará neste ano com relação ao processo eleitoral, começa a ser discutido neste evento”.

A inteligência artificial e o uso de outras ferramentas tecnológicas foram destacados pelo secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, que ministrou a palestra “Transformação Digital e o Futuro do Atendimento ao Eleitor”. Ele ressaltou que toda vez que uma nova tecnologia surge, é preciso refletir sobre como utilizá-la, visando o bem do principal público-alvo, que são os eleitores e eleitoras, com melhoria e a maior eficiência dos serviços prestados.

“A inteligência artificial tem um potencial de uso muito grande para tornar os serviços mais personalizados, mais direcionados às necessidades efetivas do eleitorado. Ela tem um potencial fundamental e precisamos utilizá-la para o bem, como qualquer outra ferramenta. O TSE tem se debruçado sobre o tema com todo o afinco, fazendo contato com empresas responsáveis pelas várias redes sociais, no sentido de buscarmos soluções nos casos de mau uso da inteligência artificial e isso, definitivamente, está na pauta da Justiça Eleitoral”, reforçou Júlio Valente.

Assuntos como combate ao assédio eleitoral, diversidade e inclusão também contemplaram a programação do encontro dos corregedores.

“A equipe da corregedoria eleitoral do Acre teve o prazer e o privilégio de participar do 53º encontro de corregedores eleitorais, no qual pudemos debater temas que nos são comuns, em especial questões envolvendo o pleito que se avizinha. Foi um encontro profícuo em ideias e encaminhamentos que certamente aperfeiçoarão a atuação da Justiça Eleitoral no Acre. Saímos engrandecidos, fortalecidos e confiantes que a Justiça Eleitoral mais uma vez fomentará aos eleitores e candidatos o ambiente de segurança e confiabilidade para a grande festa da democracia”, destacou a Juíza-Auxiliar da Corregedoria do TRE-AC, Thais Khalil.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido