TRE-AC reforça medidas contra Dengue
Objetivo é trazer esclarecimentos a magistrados, servidores, colaboradores e à população, além de conscientização e prevenção das doenças

Em janeiro deste ano, o Governo do Acre decretou situação de emergência no Acre por conta do aumento de 106,6% dos casos de dengue.
Conforme dados do Núcleo de Doenças de Transmissão Vetorial da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), entre janeiro e início de dezembro de 2023 foram notificados 5.445 casos de dengue no estado acreano. Destes, 3.755 deram positivos.
A situação evidencia a urgência de medidas eficazes de controle e prevenção da dengue, bem como a importância de campanhas de conscientização e combate ao vetor transmissor, o mosquito Aedes aegypti.
Assim, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre tem realizado ações para conter a propagação da doença e proteger a população contra esse grave problema de saúde pública.
“O TRE vem buscando focos ativos de criadouros de mosquitos e eliminando dentro dos arredores do prédio da instituição. Além disso, temos realizado divulgação de cartilha objetivando orientar os servidores de como pode ser feita a prevenção. Além da prevenção, temos feito acompanhamento dos servidores que foram diagnosticados com dengue”, disse o médico do Tribunal, Rinauro Santos.
Lembrando que a dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.