TRE-AC promove palestra sobre saúde masculina

Evento reforça conscientização e prevenção do câncer de próstata

Evento reforça conscientização e prevenção do câncer de próstata

Com o objetivo de reforçar e dar continuidade à campanha Novembro Azul, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), promoveu, na manhã desta quinta-feira, 5, uma palestra ministrada pelo oncologista clínico Rafael Carvalho, abordando a conscientização, controle, prevenção e rastreamento precoce do câncer em homens. O evento ocorreu no plenário da instituição e reuniu servidores, estagiários, entre outros colaboradores.

A abertura foi conduzida pelo Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto, que falou sobre a relevância da campanha para a saúde masculina. “É uma grande satisfação ter vocês aqui participando dessa palestra que tem o objetivo de esclarecer, especialmente os homens, sobre os cuidados que devemos ter com a saúde. Espero que essa iniciativa inspire todos nós, homens e mulheres, a valorizar a saúde como um pilar fundamental para nossas famílias e para a continuidade do serviço público de excelência que buscamos entregar à sociedade acreana”, destacou em seu discurso de boas-vindas.

“O câncer de próstata não é simples, câncer de próstata mata também”

Rafael Carvalho, oncologista clínico pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) e gerente de assistência da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Acre (Unacon), conduziu a palestra. Ele iniciou contextualizando o movimento Novembro Azul, que surgiu em 2003 na Austrália com o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de próstata e arrecadar fundos para a causa.

Durante sua fala, o especialista apresentou dados sobre o câncer de próstata e enfatizou os desafios no diagnóstico e tratamento. “O câncer de próstata não é simples, ele também mata”, afirmou. Ele destacou que o sedentarismo, obesidade, tabagismo, consumo excessivo de álcool e histórico familiar estão entre os fatores de risco, enquanto uma dieta saudável, prática de exercícios e o consumo de alimentos como tomate, castanhas e soja podem ajudar a reduzir as chances de desenvolvimento da doença.

Diagnóstico precoce e mudanças de hábitos

O palestrante enfatizou a importância do acompanhamento médico regular a partir dos 50 anos, ressaltando que o envelhecimento é um dos principais fatores de risco. “Se todos os homens chegassem aos 100 anos de idade, 9 em cada 10 teriam câncer de próstata”, explicou. Ele também mencionou que sintomas urinários nem sempre indicam câncer, o que pode atrasar o diagnóstico.

O oncologista alertou sobre a necessidade de consultas anuais com o urologista para detecção precoce. “Esperamos que todos façam o check-up anual. Se for necessário, o urologista indicará uma biópsia, e, caso seja câncer, descobrir cedo aumenta as chances de cura. A prevenção é essencial para que vocês não precisem do meu acompanhamento enquanto oncologista”, reforçou.

Para Rafael Carvalho, a saúde do homem não deve ser negligenciada. Ele reforçou que, além do acompanhamento médico, a reeducação alimentar e a adoção de hábitos saudáveis são passos fundamentais para a prevenção de doenças. “O maior desafio é mudar hábitos e adotar um estilo de vida mais saudável. Prevenir cedo é o melhor caminho para garantir uma vida longa e com qualidade”, concluiu.

Após a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e receberam brinde institucional como incentivo à continuidade do cuidado com a saúde.

O evento integra as ações do TRE-AC para promover a conscientização sobre a saúde masculina, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no combate ao câncer de próstata.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido