Codeje tem a participação da Escola Judiciária Eleitoral do Acre
Juiz Leandro Gross, Diretor da EJE do Acre, destaca a relevância da troca de experiências e da cooperação institucional no encontro
O Juiz Leandro Leri Gross, membro da Corte Eleitoral do Acre e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), está representando o estado no XXII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), realizado no Palácio da Democracia, no Rio de Janeiro. O evento, que teve início na quarta-feira, 4, e segue até sexta-feira, 6, reúne dirigentes de EJEs de todo o Brasil para debater temas fundamentais para o aprimoramento da Justiça Eleitoral.
Com o tema central “O balanço das eleições”, o encontro conta também com a participação da secretária da EJE do Acre, Ana Cátia. A programação inclui palestras, debates e exposições que destacam o papel estratégico das EJEs na promoção da cidadania e no fortalecimento das instituições eleitorais.
No primeiro dia, a professora Vânia Aieta, Presidente da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), apresentou o projeto “Memória da Justiça Eleitoral”, desenvolvido em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A iniciativa reúne depoimentos de personalidades do Direito Eleitoral, como os ex-ministros do TSE Torquato Jardim e Fernando Neves, ressaltando a importância de preservar a história da Justiça Eleitoral brasileira.
Nesta quinta-feira, 5, um dos momentos mais aguardados foi o seminário "Balanço das eleições", que trouxe à discussão as eleições municipais de 2024. O Presidente do TRE-RJ, Desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, e o Vice-Presidente, Desembargador Peterson Barroso Simão, compartilharam análises e reflexões sobre o processo eleitoral.
Amanhã, 6, último dia do evento, a programação será marcada pela reunião dos dirigentes das EJEs e palestras de destaque. O Ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), abordará o papel da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) na Justiça Eleitoral. O Ministro Cristiano Zanin, Diretor da EJE do TSE, discutirá o papel das Escolas Judiciárias Eleitorais na formação e capacitação de magistrados e servidores.
Outro ponto alto será a exposição do projeto "Boas Práticas", com ações inovadoras desenvolvidas pelas EJEs de todo o país. Pela primeira vez, os participantes poderão votar na melhor iniciativa e nos coordenadores homenageados por meio de urnas eletrônicas instaladas no local.
“O CODEJE é um encontro relevante ao debate das atribuições das Escolas Judiciais Eleitorais. As experiências compartilhadas e o desenvolvimento da cooperação na capacitação de Magistrados(as) e Servidores(as) é o caminho que precisamos percorrer”, destacou o Juiz Leandro Gross, enfatizando a importância da troca de conhecimentos e do fortalecimento institucional promovido pelo evento.
Desde sua criação, em julho de 2013, em Recife (PE), o Codeje tem como missão integrar e aperfeiçoar as Escolas Judiciárias Eleitorais, promovendo o intercâmbio de experiências e incentivando a produção científica e acadêmica na área eleitoral, sempre respeitando as especificidades de cada região.