TRE-AC treina mesários que trabalharão nas eleições dos Conselhos Tutelares
Votação será realizada no próximo domingo, 1º de outubro
A Justiça Eleitoral do Acre iniciou na segunda-feira, 25, e encerra amanhã, 29, o treinamento de – aproximadamente – 1.000 mesários que irão trabalhar para a escolha dos Conselheiros Tutelares de todo o Acre. A capacitação está acontecendo nas 9 Zonas Eleitorais cujo principal foco é o manuseio das urnas eletrônicas que o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) emprestará para a realização do pleito.
No próximo domingo, mais de 590 mil eleitores estão habilitados a votar. Ao todo, serão utilizadas 280 urnas eletrônicas abrangendo a grande maioria dos municípios acreanos. Apenas Bujari, Jordão, Porto Walter e Santa Rosa do Purus optaram pela utilização de urnas de lona e cédulas de papel.
Onde votar
Para saber onde votar, o eleitor pode fazer uma consulta rápida pelo número do título de eleitor, através do link, ou, deve relembrar o local habitual de votação nas eleições gerais e municipais. Isso pode ser feito pelo aplicativo e-Título ou no site do TSE.
Em seguida, basta clicar no município desejado. Cada cidade possui grupos de locais de votação que foram agregados em um único endereço, conforme link.
Eventuais alterações nos locais de votação bem como a divulgação dessas mudanças são de responsabilidade da comissão especial em cada município.
Organização do pleito e totalização dos votos
A organização das eleições, assim como a totalização dos votos, é de responsabilidade dos respectivos conselhos tutelares. Conforme estabelece o artigo 139 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), compete ao Ministério Público fiscalizar esses pleitos. Vale destacar que o voto é facultativo para essa eleição, e que quem estava em dia com a Justiça Eleitoral até o dia 3 de julho de 2023 poderá exercer esse direito.
Assim como a apuração e a totalização dos votos, a divulgação do resultado da eleição é de inteira responsabilidade das Comissões Especiais encarregadas de realizar o processo de escolha de membros do Conselho Tutelar.