TRE-AC alcança 100% de atendimento com coleta biométrica em todas as Zonas Eleitorais
A biometria garante maior segurança à identificação do eleitor no momento da votação
De maneira gradativa, a Justiça Eleitoral do Acre retomou o atendimento com coleta de dados biométricos em todas as zonas eleitorais do estado. O cadastramento, que havia sido suspenso em 2020 devido à pandemia de Covid-19, estava sendo retomado gradualmente pelo TRE-AC desde março de 2023.
No entanto, a Justiça Eleitoral destaca que só precisa coletar a biometria os eleitores que fizeram o alistamento eleitoral a partir de 2020 – período em que a coleta estava suspensa. Quem já possui todas as informações biométricas no cadastro eleitoral, não precisa se preocupar, pois os dados coletados não necessitam de alteração.
Atendimento virtual só é concluído com a coleta biométrica
Os eleitores que solicitarem o alistamento eleitoral virtualmente, no portal do TRE ou do TSE, terão 30 dias para comparecer presencialmente aos cartórios eleitorais ou postos de atendimento ao eleitor para efetivar o atendimento com a coleta biométrica. Caso não compareçam dentro do prazo, a solicitação não será concluída.
O cadastro biométrico da Justiça Eleitoral é muito importante pois, além de proporcionar maior segurança, tanto na identificação de duplicidades de títulos eleitorais no momento do alistamento como na liberação dos eleitores para a votação na urna eletrônica, ainda possibilita a utilização do aplicativo e-Título e também torna possível a aquisição de nível de segurança ouro no aplicativo do governo federal GOV.BR.
Foto: Sérgio Vale