TRE-AC inicia curso sobre Modelagem de Processos de trabalho
A modelagem compreende uma importante ferramenta para a gestão de processos

Na manhã desta segunda-feira, 27, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE), deu início ao curso “Modelagem de Processos”, com a facilitadora Ada Cristiane Campos, do TRE de Sergipe. A abertura do encontro contou com a participação do Presidente da instituição, Desembargador Júnior Alberto, e da Juíza Auxiliar da Presidência, Louise Santana.
Até a próxima quarta-feira, 29, 20 servidores – da sede do Tribunal e das Zonas Eleitorais - se capacitarão para atuar na modelagem de processos, segundo o padrão estabelecido pelo TRE de Sergipe, que possui bastante experiência no assunto. A abordagem utilizada nas aulas é a BPM (Business Process Management-Gestão de Processos de Negócio), a notação BPMN (Business Process Model & Notation - Modelo de processo de negócios e notação)e a ferramenta BizAgi Process Modeler-Modelador de Processos BizAgi, para a modelagem dos processos de negócio da instituição.
“A modelagem compreende uma importante ferramenta para a gestão de processos, permite amplo entendimento, além de facilitar o acompanhamento das ações. Também representa um recurso poderoso para qualquer iniciativa de melhoria e inovação. No contexto atual, no sentido de aprimorar a administração pública, a modelagem é muito requisitada em áreas de gestão e controle, como a gestão de riscos, o planejamento estratégico, as ações de auditoria, entre outras, e exigida em muitas áreas pelo Conselho Nacional de Justiça para a concessão do Selo Justiça em Números”, explicou a facilitadora Ada Campos.
Na visão do Presidente do TRE-AC, este curso representa um divisor de águas para a instituição. “Estou muito feliz com esta ação, que vai capacitar os servidores a mapear todos os seus processos. Os conhecimentos adquiridos aqui terão impacto direto na rotina aqui no Tribunal, capacitando-os a servir com mais eficiência e excelência”, destacou o Desembargador Júnior Alberto.