Em parceria com o TRE-AC, estudantes participam da eleição do “Jovem Parlamentar Acreano”
Urnas eletrônicas estão sendo utilizadas no processo de votação
Por meio de edital, 24 escolas públicas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio da capital e municípios realizaram as inscrições no Programa Jovem Parlamentar Acreano. A votação dos novos parlamentares estudantis está acontecendo nesta terça-feira, 28, os estudantes eleitos terão a oportunidade de vivenciar os trabalhos de um parlamentar estadual, além de acompanhar sessões ordinárias, comissões, audiências públicas e elaboração de leis.
“Nesta edição, foram preparadas 37 urnas eletrônicas, sendo 25 para locais de votação e 12 de contingência. Ao todo, são 77 candidatos para 24 vagas. O mandato é de seis meses”, explica o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-AC, Francisco Vital.
De acordo com a Diretora da Escola do Legislativo, Rachel Farias, a ação é um exercício para a democracia e cidadania, onde é de fundamental importância a participação dos jovens desde cedo no parlamento.
“Dessa forma os alunos vão conhecer sobre quais são os seus deveres e direitos garantidos pela Constituição Federal. Muitos deles não conhecem sobre o Parlamento, quem são os seus representantes, quantos são, e o que eles fazem. É uma honra trazer para as escolas essa ação com parceiros fundamentais e muito comprometidos como a Secretaria Estadual de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral do Acre”, relatou.
A gestora da escola José Rodrigues Leite, Simone Cunha, ressalta que essa ação vai ajudar os estudantes a tomar decisões de forma coletiva, fazendo com que eles montem estratégias de como ajudar e melhorar a vida do cidadão, prática importante para a área educacional.
“É das escolas que saem os futuros candidatos, deputados e vereadores, essa realização permite que eles se conheçam e que despertem nele o gosto pela área parlamentar e aqui eu vejo que eles se interessaram em ler, aprender sobre leis e sobre os poderes, e isso - de alguma forma - vai moldar as escolhas que eles possam fazer no futuro e seguir uma carreira na política”, explicou.
Jovem Parlamentar
O processo de seleção dos candidatos foi realizado pelo pleito eleitoral entre os próprios estudantes e conduzido pela Subcomissão Eleitoral Escolar, constituída no âmbito da unidade escolar e pela Comissão Executiva Eleitoral, designada pelo Secretário de Educação, Cultura e Esportes. O voto foi colhido por urna eletrônica disponibilizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).
A estudante e candidata do Programa Jovem Parlamentar Acreano, Esmeralda Rodrigues, aponta que a realização irá contribuir no seu aprendizado em relação ao parlamento que antes não era de seu conhecimento e de fácil acesso
“É a primeira vez que vejo os jovens tendo a oportunidade de participar do parlamento, é uma maneira dos estudantes serem ouvidos, proporcionar propostas e ideias. Sei que viverei experiências únicas além de ampliar meu conhecimento na área, sou uma representante feminina e isso é gratificante para mim, fico emocionada porque, de certa forma, é uma conquista feminina estudantil no meio parlamentar do nosso Estado”, ressaltou.
Um dos estudantes que participou da votação na Escola José Rodrigues Leite, Eduardo Boaventura, destaca que a realização reforça o desenvolvimento da consciência política entre os jovens de forma positiva.
“Em 2024, teremos votações e aqui neste momento estamos vivenciando na prática o passo a passo de uma votação além de aprendermos a escolher os nossos representantes de forma correta. Essa prática introduzida nas escolas do novo ensino médio para eleger uma voz que representa os estudantes é de suma importância para nós estudantes”, disse.
O Programa Jovem Parlamentar Acreano é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado e conta com o apoio do TRE-AC na cessão de urnas eletrônicas para a realização de eleição nas escolas públicas para a escolha dos jovens deputados que irão vivenciar um mandato dentro da Assembleia Legislativa, que também é parceira da ação.
O Tribunal realiza, ainda, por meio da Escola Judiciária Eleitoral, encontros com os jovens eleitos para debater sobre ética, cidadania e a importância do voto.
Texto: Bruna Rosa
Fotos: Bruna Rosa
Supervisora: Daniele Carlos (Assessora de Comunicação)