TRE-AC e UFAC assinam Termo de Cooperação visando fortalecer a democracia
Ato foi realizado na última terça-feira, 4 de julho, na sala da Presidência do TRE

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-AC), e a Universidade Federal do Acre (UFAC), assinaram na última terça-feira, 4, Termo de Cooperação visando fortalecer a democracia.
Segundo o documento, o objetivo é realizar atividades de extensão junto à comunidade acadêmica, mediante ações educacionais presenciais e/ou telepresenciais, desenvolvidas pela Escola Judiciária Eleitoral Evandro Marques de Sousa, voltadas a participação dos discentes nas atividades formativas na área de cidadania por meio de palestras e campanhas, à promoção da conscientização política e projetos correlatos, bem como de apoio logístico dos alunos às eleições, por meio do programa "mesário voluntário", no âmbito da Justiça Eleitoral.
O ato contou com a participação do Presidente do TRE-AC, Desembargador Francisco Djalma; da Juíza membra da Corte e Diretora da EJE, Dra. Carolynne Macêdo, e do vice-reitor da UFAC, professor Josimar Ferreira e servidores da Universidade Federal.
“O principal objetivo é oportunizar aos nossos estudantes uma complementação curricular pela EJE, aperfeiçoar e trazê-los para um debate sobre democracia e cidadania do processo eleitoral. Essa aproximação do Poder Judiciário com a Universidade é importante, inclusive, para definição de carreiras profissionais. Para nós é um grande prazer. O TRE é parceiro da UFAC e pretendemos continuar fortalecendo essa relação”, destacou o vice-reitor, Josimar Ferreira.
Na visão da Diretora da EJE, Dra. Carolynne Macêdo essa parceria é fonte de motivação e inspiração para aos alunos. “Ganha o TRE, os alunos, e a sociedade”, disse.
“Esta parceria é fundamental para fortalecer a democracia. Em anos eleitorais, por exemplo, a Justiça Eleitoral precisa de milhares de voluntários, que serão certificados por horas trabalhada s– em alguns casos, isso é critério, inclusive de desempate em concurso público. De forma consciente e espontânea, os estudantes participam das Eleições, acompanham de perto o processo e são porta-vozes do TRE, além de participar do maior evento democrático do país”, destacou o Presidente do TRE-AC, Desembargador Francisco Djalma.
Foto: Gilberto Lobo