TRE do Acre atinge 96,79% no Ranking da Transparência do Poder Judiciário
A divulgação foi realizada na última segunda-feira, 28, durante a 2ª Reunião Preparatória para o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Acre comemora sua conquista ao atingir 96,79% no Ranking Nacional da Transparência do Poder Judiciário 2022. O ranking é elaborado anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A divulgação foi realizada na tarde da última segunda-feira, 28, durante a 2ª Reunião Preparatória para o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário. Com uma pontuação notável de 96,79% de transparência, o TRE-AC demonstra sua dedicação em manter os cidadãos informados sobre questões eleitorais. Participaram do evento, o Presidente do TRE acreano, Desembargador Júnior Alberto; a Juíza Auxiliar da Presidência, Louise Kristina; a Diretora-Geral, Rosana Magalhães, o Assessor Jurídico da Presidência, Francisco do Nascimento; o Assessor de Planejamento, José Galvão; e o Chefe da Seção de Orientação e Correção, Fernando Santos.
O ranking do CNJ, que avalia a disponibilidade de dados sobre o processo eleitoral, calendários, gastos e prestação de contas, ressalta a importância de garantir a confiabilidade do sistema democrático.
“Essa é uma importante conquista para o Tribunal, fruto do trabalho conjunto de diversas áreas, na busca de proporcionar maior transparência para os trabalhos desenvolvidos e resultados alcançados”, destacou o Presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto.
Instituído pela Resolução CNJ nº 260/2018, o Ranking da Transparência do Poder Judiciário avalia o grau de informação que é disponibilizado à população. Os itens sob avaliação estão distribuídos em nove temas, compostos por 84 perguntas que buscam identificar objetivos estratégicos, metas, indicadores e os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão.
A apuração também abrange questões relativas à publicação do calendário das sessões colegiadas, atas de sessões, serviço de informação ao cidadão, informações sobre licitações e contratos, entre outras.