TRE-AC: Promoção e incentivo à educação cidadã na pauta do dia
União de forças do TRE, ALEAC e Governo do Estado visa a formação e capacitação de jovens comprometidos com a democracia
Na última terça-feira, 22, a Escola Judiciária Eleitoral Evandro Marques de Sousa, por meio de sua secretária, representando o Diretor da EJE-AC, Juiz Membro Leandro Leri Gross, a servidora Ana Cátia Andrade, participou de reunião na Assembleia Legislativa do Estado do Acre para debater sobre parceria para a execução do Projeto Jovem Parlamentar Acreano. O encontro contou com a participação do Presidente da ALEAC, Deputado Luiz Gonzaga, e de coordenadores pedagógicos da Secretaria Estadual de Educação.
O Programa Jovem Parlamentar Acreano está regulamentado pela Resolução ALEAC n. 103/2017, e compreende o exercício da cidadania e elucidativas do funcionamento do Poder Legislativo. Tem caráter meramente instrutivo e sua finalidade é possibilitar aos alunos de escolas públicas a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na ALEAC, com diplomação, posse e exercício do mandato, estimulando o exercício da cidadania por meio de reflexão crítica sobre os processos de representação política. O número total de membros do Jovem Parlamentar Acreano deverá ser equivalente ao de deputados estaduais.
A parceria entre a Escola Judiciária Eleitoral e a Assembleia Legislativa desempenha um papel fundamental no fortalecimento e no sucesso do Projeto Jovem Parlamentar Acreano. “Essa colaboração proporciona aos jovens uma oportunidade única de compreenderem o funcionamento do sistema político e eleitoral, promovendo a educação cívica e o engajamento cidadão. Ao unirem forças, essas instituições ampliam o alcance do projeto, capacitando os participantes a desenvolverem habilidades de liderança, debate e participação ativa na construção do futuro da sua comunidade e do estado. A sinergia entre a Escola Judiciária Eleitoral e a Assembleia Legislativa cria um ambiente propício para a formação de jovens comprometidos com a democracia e o progresso do Acre, destacou Ana Cátia.