Corregedoria realiza inspeções presenciais nas Zonas Eleitorais do Acre
As ações foram focadas para aferições das instalações físicas, bens patrimoniais, quadro de pessoal e público externo, controle de documentos e material de expediente e urnas eletrônicas
Com trabalhos realizados no município de Brasiléia, sede do Fórum Eleitoral da 6ª Zona, no dia 30 de maio de 2022, o Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Desembargador Luís Vitório Camolez, deu início à segunda fase das atividades de Inspeção de Ciclo 2022, fase presencial, no âmbito da Justiça Eleitoral no Estado do Acre.
Na 6ª Zona Eleitoral, que também abrange os municípios de Epitaciolândia e Assis Brasil, para a Inspeção Presencial, o Desembargador-Corregedor e sua equipe foram recebidos pelo Magistrado Titular da Unidade, o Juiz de Direito Gustavo Sirena, pelo Chefe de Cartório, Helton Santiago Macedo, e demais servidores do Cartório, que participaram das atividades.
Em continuidade, no dia 31 de maio de 2022, os procedimentos de Inspeção de Ciclo Presencial, foram executados nos Fóruns Eleitorais das 2ª e 8ª Zonas, com sedes em Xapuri e Senador Guiomard, respectivamente.
Em Xapuri, na 2ª Zona Eleitoral, que também abrange o município de Capixaba, o Juiz de Direito, Luís Gustavo Alcalde Pinto, Titular daquela Unidade, acompanhado do Chefe de Cartório, Benjamim Abecassis Júnior, e demais servidores da Unidade, participaram dos trabalhos de Inspeção comandados pelo Desembargador Luís Camolez.
Encerrando as atividades na região do Vale do Acre, ainda no dia 31 de maio de 2022, as ações relativas à Inspeção Presencial aconteceram na 8ª Zona Eleitoral, que também contempla os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. Em Senador Guiomard, o Desembargador-Corregedor e sua equipe foram recebidos pelo o Juiz de Direito, Romário Divio Farias, Titular daquela Unidade, acompanhado do Chefe de Cartório João Antonio Gularte Sena, e servidores locais.
Durante a fase presencial da Inspeção de ciclo 2022, de acordo com o Desembargador Luís Camolez, as ações foram focadas para aferições das instalações físicas em geral, bens patrimoniais, quadro de pessoal e público externo, controle de documentos e material de expediente, urnas eletrônicas e outras situações consideradas pertinentes, conforme o Roteiro - CGE - Inspeção de Ciclo do Sistema de Inspeções e Correições – SINCO.
Os trabalhos de inspeção fluíram normalmente, sem intercorrências e, da análise dos itens da Inspeção, concluiu-se que as Zonas Eleitorais inspecionadas mantêm seus Cartórios organizados, com as atividades em ordem, todavia, necessitando de ajustes apontados nos relatórios, que serão apresentados à Administração do Tribunal para execução das melhorias.