Presidente do TRE e Corregedor Eleitoral reúnem-se com a imprensa
Durante a última coletiva do ano, magistrados agradecem a parceria dos meios de comunicação
O Presidente do Tribunal Regional eleitoral do Acre, Desembargador Francisco Djalma, e o Vice-Presidente e Corregedor, Des. Laudivon Nogueira, receberam a imprensa na manhã desta segunda-feira, 19, para agradecer o apoio e a parceria ao longo de 2022.
“A divulgação de informação de qualidade e a desconstrução das inverdades distribuídas diuturnamente durante todo o processo, exigiram ampla cobertura midiática, essencial para a transparência e legitimidade do processo eleitoral, especialmente em um momento extremamente polarizado como foram as eleições de 2022”, destacou o Presidente do TRE-AC, Des. Francisco Djalma.
Durante o desenrolar do processo eleitoral foram concedidas 220 entrevistas paras as emissoras de TV, rádio e portais. Os meios de comunicação, em especial as rádios, não mediram esforços para divulgar as cerca de 25 campanhas institucionais, durante o período de março a outubro deste ano, as quais tiveram papel relevante na manutenção do papel da imprensa como fonte confiável de notícias.
Para Daniele Carlos, Assessora de Comunicação do TRE-AC, a parceria da imprensa foi fundamental para o sucesso do pleito. “Os meios de comunicação divulgaram – ao longo do ano - as etapas previstas no Calendário Eleitoral, mostrando como o nosso trabalho é sério e responsável. São procedimentos que seguimos em todas as eleições, mas que muita gente desconhece”, disse a jornalista, destacando que quanto maior visibilidade a Justiça Eleitoral tiver, maior a confiabilidade e reputação da instituição.
O Vice-Presidente e Corregedor Eleitoral, Laudivon Nogueira, reforçou o agradecimento aos jornalistas e destacou algumas ações para 2023. “A imprensa é fundamental para o Estado Democrático de Direito. No ano que vem, retomaremos o cadastro biométrico, que foi suspenso no início da pandemia. Hoje, temos 9,55% do eleitorado acreano sem biometria, o equivalente a 56.155 eleitores. E, os meios de comunicação serão fundamentais na divulgação desta ação”, reforçou o magistrado.
Além de fornecer informações à população quanto ao funcionamento da Justiça Eleitoral, a integridade do sistema eletrônico de votação dentre outros temas, objeto de verdadeira disputa entre a verdade e a mentira, ocasião em que a imprensa, com seu corpo de jornalistas sérios e comprometidos, teve papel relevante na divulgação de informação de qualidade e, ainda, em conclamar os eleitores a participarem do processo eleitoral, fornecendo esclarecimento à população do Acre sobre a mudança do horário de votação, desafio superado em face de sua atuação eficaz e colaboração irrestrita com o TRE acreano.
“Diante de tais fatos, indispensável agradecer a todos os profissionais que integram os meios de comunicação, cujo trabalho incansável foi fundamental para o sucesso das Eleições Gerais deste ano”, finalizou o Desembargador Francisco Djalma.