Jovens buscam mutirão de atendimento para tirar o título de eleitor
A ação se estenderá até 4 de maio, no SESC, a partir das 8h
O mutirão de atendimento ao eleitor do TRE-AC vem recebendo vários jovens que buscam tirar o título para votar nas eleições 2022 e exercer a cidadania. Um desses casos é o Alquine Docimo da Silva, 15 anos, mas completará 16 até 2 de outubro.
“Minha mãe soube desta ação pela televisão e me incentivou a tirar o título para participar deste momento tão importante. Meus colegas gostam de se manifestar pelas redes sociais, mas já disse que precisamos escolher conscientes nossos representantes”, disse Aquine.
A mãe do jovem acompanhou-o no processo de emissão do título de eleitor. “Quero registrar a qualidade do atendimento, a excelência; isso vai desde o acolhimento: as pessoas que nos receberam, as pessoas da triagem e a cada funcionário, cada um com mais delicadeza, mais cuidado, entendendo que esse é um momento muito importante pra eles, pra nós e o TRE está de parabéns por viabilizar essa situação”, destacou Maria Docimo.
Voto facultativo
De acordo com o artigo 14, parágrafo 1º, da Carta Magna, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para pessoas maiores de 18 anos, sendo facultativo para analfabetos e maiores de 70 anos, bem como para maiores de 16 e menores de 18 anos.
O mutirão de atendimento ao eleitor se estenderá até 4 de maio – data do fechamento do cadastro eleitoral -, a partir das 8h, no SESC-Bosque. Esta ação conta com as importantes parcerias do Serviço Social do Comércio no Acre e da Secretaria Estadual de Saúde.
O TRE-AC reitera que os mesmos serviços podem ser solicitados pelo Sistema Título Net, sem sair de casa. Após aprovado, o título eleitoral também pode ser impresso em casa, na página do Autoatendimento do Eleitor, no site do TSE. Basta informar os dados conforme constam no cadastro eleitoral e logo o documento estará disponível para impressão.