TRE-AC é avaliado positivamente em pesquisa de opinião pública
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre realizou pesquisa de opinião pública durante o primeiro turno das Eleições Municipais de 2016 a fim de avaliar o grau de satisfação dos eleitores em relação ao Tribunal, o grau de informação do eleitorado sobre o processo eleitoral, bem como a qualidade da prestação de serviços e nível de credibilidade da Justiça Eleitoral acreana.
A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas realizadas com 1.553 eleitores de dez municípios acreanos, sendo eles Rio Branco, Xapuri, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Senador Guiomard, Brasiléia e Epitaciolândia.
Do total, 51,1% do público era feminino e 48,9% era masculino. O resultado da pesquisa, feita pela empresa Qualitest, já foi consolidado e mostra que 70% dos entrevistados avaliaram a qualidade dos serviços prestados pelo Justiça Eleitoral entre ótimo e bom.
Sobre a participação no processo eleitoral, 45,8% disse que fica satisfeito por contribuir com a democracia, 18,8% considera que o voto não deveria ser obrigatório, 17% se sente indiferente, pois está cumprindo a lei e 15,8% sente orgulho por viver em um país democrático.
Quanto a organização das eleições, 60,9% avaliou entre muito eficiente e eficiente. Sobre a agilidade na apuração do resultado das eleições, 81,6% considerou entre ótima e boa. 51,1% informou que confia totalmente na urna eletrônica.
“O resultado nos aponta o grau de satisfação do nosso usuário e em quais pontos devemos buscar melhorias”, informou a assessora de Planejamento do TRE, Luciane Medeiros.