TRE e FAB levam Eleições para 42 comunidades isoladas do Acre
Realizar eleição em comunidades isoladas do Estado é um dos grandes desafios do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). Ao todo, são 101 locais de difícil acesso com seções eleitorais em aldeias indígenas, seringais e comunidades ribeirinhas. Em 42 delas só é possível chegar por meio de helicópteros.
Por essa razão, em anos eleitorais o Tribunal conta com os serviços da Força Aérea Brasileira (FAB) para realizar o transporte de mesários, policiais e urnas para essas localidades. Cerca de quatro dias antes do pleito as equipes começam a ser deslocadas para as suas seções por dois helicópteros, que ficam baseados em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. O resgate dos grupos só começa a ser feito um dia após as eleições, conforme o planejamento do TRE-AC em conjunto com a FAB.
“Essa missão é a que chamamos de missão ouro. É uma realização muito grande que o esquadrão tem ao ser escalado para esse desafio que é chegar em locais que outros meios de transporte não chegariam”, disse o tenente Bittencourt.
O mesmo sentimento é compartilhado pela mesária Lindomar Barbosa, que é moradora do município de Xapuri e foi convocada para trabalhar nas Eleições de 2014 no Seringal Icuriã, em Assis Brasil.
Lindomar percorreu 180 Km de carro de um município ao outro e embarcou no helicóptero da FAB no Aeródromo de Assis Brasil, quatro dias antes da realização do segundo turno das Eleições. O mesmo itinerário foi feito por ela no primeiro turno.
“Eu adoro esse trabalho, me sinto feliz em poder ajudar o TRE a fazer eleição em um local tão isolado, e com tantos eleitores que aguardam com ansiedade esse dia para votar. Na nossa seção aqui do Icuriã votaram 169 pessoas”, enfatizou.
Transmissão dos dados ocorre via satélite
Para essas localidades de difícil acesso o TRE envia uma urna eletrônica a ser utilizada e outra de reserva para fazer a substituição, caso a primeira apresente problemas. Além disso, envia uma urna de lona e 400 cédulas para os eleitores migrarem para a votação manual, caso os dois equipamentos eletrônicos apresentem falhas.
A transmissão dos dados das urnas em 77 localidades só é feita via satélite em razão da ausência de sinal de internet. Esse é outro grande desafio do TRE, já que precisa contar com boas condições climáticas para obter êxito na transmissão.
Este ano, todas as 77 localidades conseguiram transmitir os dados das urnas sem qualquer dificuldade, emitindo resultado antes mesmo de algumas seções instaladas no perímetro urbano da capital.