Acre apura resultado das Eleições em tempo recorde

TRANSMISSÃO DE DADOS

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) registrou neste domingo, 26, a totalização de votos mais rápida de todas as eleições já realizadas no Estado. Com apenas duas horas e 19 minutos, 100% das 1.636 urnas do Estado foram apuradas neste segundo turno. O resultado final foi divulgado às 19h19, três horas mais cedo que o resultado do primeiro turno.

Para o presidente do TRE-AC, desembargador Adair Longuini, esse é um dos saldos positivos que se somam aos demais obtidos ao longo do domingo de votação, como a diminuição de registros de dificuldade na coleta das digitais dos eleitores na capital acreana.

“É o primeiro ano que utilizamos o sistema biométrico nas Eleições de Rio Branco, e o que pudemos constatar é que tanto os mesários quanto os eleitores já adquiram uma experiência maior com o uso do sistema a contar de um turno para o outro. Estamos satisfeitos. Foi um domingo tranquilo, sem filas e com um comparecimento alto de eleitores às urnas”, destacou.

Mais de 394 mil eleitores compareceram para votar neste domingo. A abstenção de votos ficou em 22%, correspondente a média nacional. Os votos brancos tiveram grande redução se comparado ao primeiro turno.  Foram 2.510 votos registrados, contra 12.319 do primeiro turno. Mais expressiva ainda foi a redução de votos nulos. Enquanto que o primeiro turno registrou 31.640 votos nesta opção, o segundo turno registrou 8.480. Nem os votos nulos e nem os brancos interferem no resultado final das Eleições, uma vez que apenas os votos válidos são computados.

Segundo o vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-AC, desembargador Samoel Evangelista, não houve registros de problemas graves em nenhuma das urnas utilizadas para este segundo turno. Houve 13 substituições ao longo do dia, sendo três em Rio Branco e o restante no interior. Todas com problemas simples, relacionados a defeito no teclado ou na bateria interna. “É um número baixo de substituições se formos comparar com o total de 1.636 urnas utilizadas”, enfatizou.

As substituições são feitas por equipes de Unidade Móvel de Suporte (UMS), que ficam divididas por zonas para atender aos chamados das seções em tempo hábil, impedindo que haja atraso na votação.

“Todo o trabalho realizado no dia e o resultado obtido é fruto de um bom planejamento. É claro que sempre há o que se melhorar, e certamente encontraremos esses pontos em uma avaliação a ser feita para que a cada eleição ocorra um aperfeiçoamento do processo”, enfatizou o presidente.

Ocorrências policiais e aplicação de multas

A Polícia Federal emitiu um relatório à Corregedoria Regional Eleitoral informando 74 ocorrências registradas ao longo deste domingo de Eleições, sendo que 47 resultaram em prisões. A maioria delas foi registrada em Rio Branco e em Senador Guiomard, e se referem a crimes de boca de urna, divulgação de propaganda e uso de alto-falantes.

No que diz respeito ao lixo eleitoral despejado nas ruas da capital, o juiz eleitoral da 10ª Zona, Anastácio de Menezes Filho, informou que tomará providências a partir desta segunda-feira, 27, no sentido de multar os partidos envolvidos na prática.

No sábado, 25, o magistrado havia comunicado os partidos políticos sobre a decisão proferida na mesma data, que impõe multa de R$ 100 mil aos partidos que promovessem poluição com o despejo de santinhos e panfletos nas ruas.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 224.

Portal da Amazônia - Rio Branco - AC

CEP: 69915-632 - Brasil

PABX: (+55-68) 3212-4401  

Horário de atendimento: das 7h às 14h.

Acesso rápido