TRE-AC divulga prazos a serem observados no Calendário Eleitoral

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Pedro Ranzi, concedeu entrevista coletiva à imprensa local na manhã desta sexta-feira, 16, com o objetivo de divulgar os prazos previstos no Calendário Eleitoral 2012 que devem ser observados por candidatos, partidos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral.
A entrevista contou ainda com a presença da diretora da Escola Judiciária Eleitoral, juíza Alexandrina Melo, do diretor geral do TRE, Carlos Venícius Ribeiro, da assessora de Planejamento, Luciane Medeiros, da secretária de Tecnologia de Informação, Rosana Magalhães e do secretário Judiciário, Marijone Pinheiro.
O presidente iniciou a coletiva informando que o TRE acreano já realizou o seu planejamento das eleições após diversas reuniões envolvendo servidores e magistrados, que resultou no Programa Integrado das Eleições 2012. Disse também que divulgar o calendário eleitoral é uma das importantes atividades previstas no programa.
“O calendário é um importante documento que permite que os partidos, candidatos e eleitores participem do processo eleitoral. É preciso que se tenha conhecimento do que vai acontecer e quais os prazos estabelecidos para cada situação”, reforçou.
Em 2012, os eleitores brasileiros vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.566 municípios. O primeiro turno das eleições municipais será no dia 7 de outubro e o segundo turno será no dia 28 de outubro.
Partidos têm até 7 de outubro para obter registro
Para participar das eleições, os partidos terão até 7 de outubro próximo para obter registro no TSE. O limite é o mesmo para os candidatos filiarem-se às legendas. A partir do primeiro dia do ano da eleição, os institutos de pesquisa ficam obrigados a registrar oficialmente seus levantamentos. Também a partir desse dia, governantes ficam proibidos de distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente.
As convenções para escolha dos candidatos devem ocorrer entre os dias 10 e 30 de junho de 2012. Nesse período, emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção.
Após isso, partidos e coligações têm até o dia 5 de julho para registrar seus candidatos. No dia seguinte, fica liberada a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda gratuita na internet.
Estes são apenas alguns prazos a serem cumpridos. Para acompanhar o calendário na íntegra, basta acessar o portal do TER-AC no endereço www.tre-ac.gov.br e clicar em calendário eleitoral 2012, disponível na seção de destaques.
Presidente diz que TRE-AC focará no eleitor jovem
O presidente acrescentou na entrevista que o foco do TRE acreano nestas eleições será o eleitor jovem. Por isso, a partir do deste mês os servidores da Justiça Eleitoral farão visitas às escolas públicas e particulares em todo o Estado incentivando o alistamento dos jovens entre 16 e 18 anos. O objetivo é garantir maior participação jovem no próximo pleito.
“Acreditamos que o jovem pode ser hoje um eleitor consciente e que no futuro ele pode se tornar um excelente gestor. Por isso estamos investindo nessa campanha, alinhados com o projeto do TSE, que é o de alistar o maior número possível de jovens”, destacou.
A diretora da EJE, juíza Alexandrina Melo, disse que o TRE-AC tem executado com grande êxito o seu papel educativo na sociedade. Recentemente, cursos preparatórios para futuros candidatos aos cargos de prefeito e vereador foram realizados nos municípios de Feijó e Plácido de Castro, com previsão de alcançar mais municípios em breve.
“Além dos cursos, temos visitados escolas rurais aos sábados, num projeto muito interessante em parceria com a Polícia Militar, que tem o objetivo de conscientizar alunos, pais e servidores para a importância do voto”, completou.