TREs se reúnem em Porto Alegre para o 55º Encontro do Colégio de Presidentes

Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país e seus assessores estiveram reunidos no último dia 16, no 55º Encontro do Colégio de Presidentes, ocorrido em Porto Alegre. Presente no evento, o desembargador Pedro Ranzi, presidente do TRE-AC, participou de todas as discussões relativas às eleições 2012 e outras atividades da Justiça Eleitoral.
Anfitrião do evento, o presidente do TRE-RS, desembargador Marco Aurélio dos Santos Caminha destacou a importância do Colégio de Presidentes dos TREs , que sempre foi fruto de debates e situações memoráveis. “Daqui dessa discussão com tantos presidentes, idéias foram transformadas em resoluções do TSE”, exemplificou o presidente.
Os temas debatidos no 55º Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs foram sintetizados na Carta de Porto Alegre, divulgada na quinta-feira, 17. Dentre outras decisões, os magistrados destacaram, no documento, a importância de os TREs adotarem a Governança de Tecnologia da Informação como uma prioridade em sua gestão; a relevância das análises e dos julgamentos das prestações de contas de campanha, pela Justiça Eleitoral (JE), para que haja maior transparência quanto às receitas e despesas efetivadas pelos candidatos às eleições; e o planejamento que a Diretoria-Geral do TSE está propondo para a conversão progressiva do cadastro eleitoral atual em biométrico, distribuindo-se os equipamentos de coleta de dados biométricos a todos os cartórios eleitorais e centrais de atendimento do Brasil a partir de novembro de 2012.
Durante o Encontro, além das discussões, os magistrados assistiram a palestras como as dos ministros Henrique Neves (TSE) e Augusto Sherman Cavalcanti (TCU), e do promotor de Justiça Rodrigo López Zilio (RS). O evento contou com a participação de 25 do total de 27 TREs.
Na mesma oportunidade, os presidentes aclamaram a nova diretoria do Colégio de Presidentes, que será comandada pelo desembargador Marco Villas Boas (TO) e terá como vice o desembargador Ricardo Ferreira Nunes (PA).
A posse da nova diretoria ocorrerá no início de 2012, quando deixarão a liderança os desembargadores Walter de Almeida Guilherme (SP) e Zelite Andrade Carneiro (RO), presidente e vice, respectivamente.
Acesse a Carta de Porto Alegre
http://www.tre-rs.gov.br/upload/7/Carta_de_Porto_Alegre.pdf